salada de feijão azul

Cresci sem valorizar a importância da horta. Os meus pais, apesar de exercerem uma profissão nada ligada à terra, ao contrário dos meus avós maternos, sempre gostaram de manter a horta asseada com um pouco de tudo. Quando nos mudámos para a casa nova, passámos a ter uma horta maior e um pomar. O meu pai sempre gostou de experimentar sementes diferentes e desde os tremoços aos amendoins tudo o resto era plantado naquele terreno. Estes feijões foram resultado de uma experiência feita pelo meu marido, na horta cá de casa, com sementes oferecidas pelo meu pai. Todos os feijões desta salada são originários da nossa horta. Com ingredientes especiais destes quem quer os de compra?

Eis então as fotos dos atores principais da saladinha: os feijões azúis (Feijão maravilha de Veneza)

Feijão maravilha de Veneza

Feijão maravilha de Veneza

Ingredientes
feijão branco

feijão verde

feijão maravilha de Veneza

pimento vermelho assado

cebola

salsa

tomilho-limão (fresco)

azeite

vinagre balsâmico

sal ( para a cozedura dos feijões e tempero da salada)

Preparação 

1.Cozem-se os feijões, debulhados da vagem, em água. Quase no fim da cozedura adiciona-se o sal.

2. Escorrem-se e passam-se por água fria. Colocam-se numa taça.

3. Assam-se os pimentos no forno e retira-se-lhes a pele. Cortam-se às tirinhas. Adicionam-se aos feijões.

4. Pica-se uma cebola pequena e adiciona-se à taça.

5. Lava-se a salsa e e o tomilho-limão e picam-se finamente por cima da salada.

6. Rega-se com azeite e vinagre.

7. Tempera-se com sal de mesa.

8. Envolve-se cuidadosamente,  para não desfazer os feijões, com uma colher grande.

9. Serve-se fria.

Sugestões: poderão omitir a cebola se desejarem; poderão acrescentar atum e filetes de cavala  ou de anchova de conserva.

E deixo então aqui esta ideia para uma salada fresca de verão rica em proteína vegetal e pobre em gordura, ideal para os dias em que chegamos tarde da praia ou do trabalho, consoante o caso.

Se preferirem uma receita de feijão assado, no Receitas ao Desafio deixo-vos esta sugestão muito reconfortante.

feijão com melaço e cachaça

Bom fim de semana!

4 Replies to “Salada de feijão azul”

  1. Estou maravilhada! Feijões azuis???? Patrícia, sempre que venho aqui encontro algo que nunca tinha visto, é uma alegria!!! Achas que consigo encontrar essas maravilhas aqui pelo Porto? Estou mesmo deliciada…
    E quem me dera ter uma horta e um pomar 😦

    Gostar

  2. Patrícia,
    que coisa boa e linda, nunca tinha visto feijões azuis!!
    E eu que adoro conhecer coisas novas, plantar coisa novas e colher e comer.
    Que bela salda, da horta. Tem outro sabor e valor 🙂
    Um beijinho.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.