Bolo mármore…um clássico

São diversas as razões que nos levam a fazer um bolo. Quando se avizinham aniversários, quando sabemos que vamos receber visitas, quando temos uma receita nova e estamos ansiosos para a experimentar, quando se aproxima o fim de semana e merecemos um docinho,  porque temos uma forma de bolo nova para estrear, ou simplesmente porque apetece. E o “porque apetece” foi o motivo desta receita. Adaptei a receita de bolo mármore de chocolate e baunilha, da Patrícia Nascimento, do blogue Coco e Baunilha, e garanto-vos que este bolinho não sobreviveu às primeiras vinte e quatro horas!

1

2

Bolo mármore de chocolate e baunilha

Ingredientes

  • 250g de farinha c/ fermento
  • 1 c. (café) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 c. (café) de sal
  • 170g de manteiga amolecida
  • 200g de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 c. (chá) de pasta de baunilha ou extracto
  • 160g de crème fraîche
  • 120g de chocolate preto, derretido


Preparação

Untar com manteiga uma forma de bolo e polvilhar com farinha.
Numa taça, misturar a farinha com o sal e o bicarbonato e peneirar a mesma. Reservar.
Thermomix-Bimby: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e a pasta de baunilha (ou sementes raspadas) durante  4 minutos na vel. 3, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos, um de cada vez e bater 1min/vel. 3 por cada ovo. Por fim, alternar entre a farinha e o crème fraîche e misturar uns segundos na vel.3.
Tradicional: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e a pasta de baunilha (ou sementes raspadas) durante  4 minutos em velocidade média, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos a velocidade baixa, um de cada vez. Por fim alternar entre a farinha e o crème fraîche e misturar delicadamente até ficar homogéneo.
Dividir a massa em 2 partes iguais. Numa delas juntar o chocolate derretido (arrefecido) e misturar com uma espátula. Deitar um pouco de massa de baunilha na forma e de seguida de chocolate. Continuar alternado as massas. No final, passar um palito comprido no meio, ao longo do sentido do comprimento. Levar ao forno cerca de 45 min. ou até estar cozido. (testar com um palito). Deixar arrefecer um pouco e desenformar em cima de uma grelha.
Decore com açúcar em pó.
4
3
receita adaptada daqui
Advertisements

2 thoughts on “Bolo mármore…um clássico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s