Bolachas republicanas

3

4

1

Conheço a professora Clara Rosa há alguns anos. Foi colega dos meus pais e docente do primeiro ciclo até ao dia da aposentadoria. É uma pessoa fascinante e dinâmica, detentora de vasta cultura, porque adora ler e escrever. Interessa-se por história, por poesia e partilha com os seus leitores textos deliciosos através do  blogue  o estrado da avó . Foi neste espaço que encontrei as primeiras referências às bolachas republicanas, outrora presença habitual nos salões da Casa do Povo e nas Sociedades aquando da apresentação de danças e bailinhos de Carnaval, típicos aqui da ilha Terceira.

Segundo a professora Clara Rosa, estas bolachas “são tão boas, saborosas  e simples que foram baptizadas com o nome do  golpe de estado que, organizado pelo Partido Republicano, em 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia e implantou o regime republicano. Muitas “receitas que foram criadas para lembrar tal feito,  ainda perduram na memória dos portugueses. Ele é o bolo republicano, que apareceu no primeiro Natal logo após a implantação da República, nas casas de Guimarães, em substituição do tradicional bolo rei, o pudim republicano e as bolachas republicanas (…)”.

Este ano resolvi resgatar esta receita para que perdure na memória de quem as saboreou na infância e para despertar a curiosidade de quem delas nunca ouviu falar.

No post dedicado a esta receita a professora Clara Rosa versa este texto delicioso, que passo a transcrever:
“Ao chegar a casa aprontei-me para fazer as bolachas Republicanas, fui procurar as receitas da minha mãe só que as receitas dela são assim mais ou menos:
Meio alqueire disto, uma quarta daquilo, uma pitada de, meio escudo de…
Enfim, falei com uma senhora de idade, que era amiga de minha mãe, fui fazendo as conversões e lá cheguei à receita e toca de as fazer, ficaram uma delícia…
Parecia mesmo que estava na minha casa das Lajes a preparar o farnel para irmos para a Sociedade passar a noite a ver danças de Carnaval.”
6
Bolachas Republicanas
  • 1kg. de farinha de trigo,
  • 3 ovos,
  • 250grs. de açúcar,
  • Raspa de um limão,
  • 1 colher das de sopa bem cheia de manteiga,
  • 1 colher das de sopa bem cheia de banha de porco,
  • 1 colher das de sopa bem cheia de bicarbonato de sal amoníaco*,
  • 1 chávena de leite quente, mais um pouco
  • 1 ovo para pincelar + açúcar para decorar
  • 1 pitada de sal

À  farinha juntam-se os ovos, o açúcar, o sal e a raspa do limão, mistura-se bem e vai-se juntando o bicarbonato de amoníaco desfeito numa chávena de leite quente (cuidado porque ferve e aumenta de volume; evitem inalar o vapor; usem uma taça maior para desfazer o bicarbonato no leite), junta-se a manteiga e a banha e vai-se amassando, se necessário junta-se mais um pouco  de leite quente para ajudar a  amassar, eu gosto de pôr no recipiente onde desfiz o bicarbonato de amoníaco, para aproveitar bem.
Quando a massa está com a consistência necessária para rolar cortam-se pedaços que se estendem com a consistência fina e corta-se com a forma apropriada, colocam-se em tabuleiros pincelados de manteiga e enfarinhados e pincelam-se com ovo batido , pondo no centro uma pitada de açúcar. Vão ao forno e guardam-se em recipientes herméticos para posteriormente acompanhar um chá ou um lanche.

*O Sal amoníaco é um mineral incomum composto por cloreto de amonio, NH4Cl. Forma cristais incolores a brancos ou amarelos escuros no sistema cúbico. O sal amoniaco é usado para fazer biscoitinhos e a sua função é deixar os biscoitos/bolachas mais crocantes. O bicarbonato de amónio, ou sal amoníaco, pode ser comprado a granel no comércio tradicional, nas farmácias, nas drogarias ou até já embalado nas grandes superfícies.  É um pó branco, do género do bicarbonato de sódio. O cheiro a amoníaco evapora-se quando é incorporado no leite a ferver e desaparece por completo no forno, aquando da cozedura das bolachas.

fonte da receita:

http://clararosa-asreceitasdaavo.blogspot.pt/2012/02/bolachas-republicanas.html

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s