Overnight oats…healthy and trendy

Se pensam os leitores que as papas de aveia são coisas do passado, desenganem-se! A moda instalou-se e veio para ficar. Fazer papas de aveia para além de ser trendy representa muitos benefícios para a saúde, especialmente se estas forem confecionadas com leite ou bebidas vegetais (leite de arroz, aveia, amêndoa, avelã, coco). A aveia, quer na forma de farelo, flocos ou de farinha, auxilia no bom funcionamento intestinal, prevenindo tumores; ajuda na perda e manutenção do peso, já que promove a saciedade por mais tempo; diminui a absorção de gordura e açúcar pelo sangue, devido às fibras solúveis; ajuda a reforçar o sistema imunológico; ajuda a combater a depressão, visto que contém magnésio e vitaminas do complexo B; tem outras vitaminas e minerais importantes, como vitamina E, zinco, silício, selénio, boro, ferro, fósforo e cobre; previne o envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes presentes. É, ainda,  um dos grãos com maior valor proteico e um dos mais baratos.

Existem diversas formas de preparação de papas de aveia. As minhas faço de véspera, até porque nem sempre de manhã há tempo  para as confecionar, não é que sejam morosas de fazer, mas feitas no dia anterior e aquecidas de manhã facilita a organização matinal cá em casa. As verdadeiras overnight oats nem vão ao lume.Consistem em flocos de aveia (oats) que ficam durante a noite (overnight) no frigorífico. E no dia seguinte são consumidos com fruta, iogurte e sementes a gosto.  Há também que as leve ao lume, porque gosta delas quentinhas e cremosas.
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  1. Papas de Aveia com Canela  e frutos frescos
  • 200 ml de leite magro/leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de aveia de flocos finos
  • adoçante a gosto (açúcar, stevia, mel, xarope de agave)
  • Canela em pó a gosto


Misture os flocos de aveia com o leite, e leve ao lume até ferver. Coloque o lume no mínimo e vá mexendo sempre até que as papas comecem a desprender do fundo da panela e  a ficar cremosas. Adoce a gosto. Junte a canela e mexa, ou polvilhe apenas, como gostar mais.

Sirva as papas no próprio dia ou deixe-as arrefecer e guarde-as no frigorífico para serem consumidas no dia seguinte, ao pequeno-almoço ou ao lanche. Acompanhe as papas de aveia com fruta fresca, frutos secos e sementes a gosto.

 Os meus toppings favoritos para papas de aveia

  • Manteiga de amendoim ou de amêndoa (em colheres ou em pepitas)
  • compota
  • maça cozida aos pedaços ou puré de maçã
  • iogurte
  • bananas, maças, morangos, manga fatiados
  • Frutos vermelhos ou silvestres frescos ou congelados ou bagos de romã
  • Frutos secos: arandos, sultanas, alperces, figos e tâmaras; nozes, amêndoas, amendoins e avelãs (estes últimos quatro tostados)
  • Sementes (linhaça, papoila, abóbora, cânhamo, girassol)
  • Coco ralado ou em flocos
  • Chocolate negro ou pepitas de chocolate
Sugestão: as papas podem ser servidas às camadas num copo ou em frascos (com tampa), conferindo-lhes assim um ar mais apetitoso, ao género de sobremesa.
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