5 anos de Food with a meaning..com Bolo Esponja a quatro mãos…e muito espírito natalício

bolo esponja de manteiga com mascarpone e framboesa_5 anos de blogue

Há cinco anos nascia o foodwithameaning. Coincidia este nascimento com a mudança da nossa família para uma casa nova, rodeada de verde. Sentia-se por cá o entusiasmo de se estar a estrear cada canto da casa, de se estar a arrumar em cada gaveta objetos de vivências passadas. Aninhavam-se ao lado destes outros, novinhos em folha, também ansiosos por serem pertença de um tempo e de um espaço. Foi neste contexto de novidade constante que o blogue surgiu. Analisando em retrospetiva esta meia dezena de anos, vejo o quão mais enriquecido tem sido o meu dia-a-dia desde que resolvi dar asas a este projeto. Com ele cresci em termos culinários, porque aprendi muito com outras cozinhas, porque conheci pessoas que expressam através dos seus blogues o gosto pela culinária. Refleti ao ler posts de temas variados, escritos por pessoas que são inspiradoras, talvez sem saberem que têm a habilidade de nos falarem ao coração e à razão. Diverti-me muito com alguns comentários feitos às minhas publicações, alguns de pessoas que não conheço e que porventura nunca chegarei a conhecer. Aprendi, e ainda aprendo, com pessoas que passei a conhecer por intermédio das redes sociais, e com quem partilho ideias, dicas e a quem ofereço o que se vai preparando na minha cozinha. Em suma, cresci em várias vertentes. Tornei-me mais exigente comigo própria. E vejo que evolui: tenho agora uma maior preocupação com a apresentação dos posts, uma vez que gosto de aprimorar os cenários de fotografia e de contextualizar as receitas,  quer estas sejam mais ou menos elaboradas ou quer tenham nascido com ou sem motivo particular.

Fico extremamente feliz quando leio os comentários de amigos, conhecidos e de visitantes anónimos que genuinamente demonstram apreço pelas minhas publicações. Sinto uma verdadeira interação quando se trocam dicas culinárias, quando alguém faz sugestões de combinação de ingredientes, quando alguém diz que reproduziu a minha receita e que gostou muito, quando alguém me envia fotos dos seus cozinhados, quando partilho vivências através do correio eletrónico com esta ou aquela amiga mais ou menos virtual.  Cá em casa passaram a compreender este meu hobby e sentem entusiasmo quando apresento receitas novas. Também têm vindo a mostrar mais paciência aquando da reportagem fotográfica. A minha filha pergunta sempre se já tirei a foto antes de experimentar o que preparo, especialmente quando se trata de coisas doces. Cuidados que já lhe valeram ralhetes. No fim, acabo por ficar sempre com o prato da foto, quase frio, é certo, mas o mais requintado da mesa.

Agradeço também a confiança que a empresa DeBORLA depositou em mim quando me convidou, faz quase 2 anos, para dinamizar workshops nas suas lojas, divulgando também no seu site as minhas receitas e reportagens fotográficas.

E já me alonguei demasiado. O mais provável é terem desistido de ler o post no segundo parágrafo.

Como não pode haver aniversário sem bolo, decidi reproduzir a receita de um delicioso sponge cake de Rachel Allen. A cobertura, ao jeito naked-cake, e a decoração do bolo é da autoria da minha filha Vitória, de oito anos, que tem vindo a cultivar o gosto pela culinária.  Resolvi não interferir e deixei que barrasse o bolo a seu gosto, sendo que são as “imperfeições” que o tornam muito especial.  Dedicou a decoração do bolo ao natal, quadra festiva que se aproxima, e decidiu utilizar a vela do seu quinto aniversário, que se encontrava guardada. Verdadeiro símbolo de  food with a meaning.

 

Bolo Esponja de Manteiga, Mascarpone e Framboesa 

bolo esponja de manteiga com mascarpone e framboesa

Ingredientes para o bolo (para o bolo da foto, duplique estes ingredientes e use duas formas de 18 cm)

  • 175 g Farinha sem fermento
  • 175 g Açúcar
  • 175 g Manteiga à temperatura ambiente
  • 3 Ovos batidos
  • 1 c. sobremesa Fermento
  • 1 c. sopa Leite

Ingredientes para o Recheio e Cobertura do Sponge Cake

  • 1 frasco Compota de framboesa
  • 500 g Mascarpone (mais um pouco para a cobertura)
  • q.b. Açúcar em pó
  1. Aqueça o forno ventilado a 180ºC.
  2. Com a ajuda da batedeira, misture bem a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e leve.
  3. Adicione o leite e os ovos previamente batidos e continue a bater até ficar uma mistura homogénea.
  4. Peneire a farinha com o fermento para dentro da mistura dos ovos e envolva delicadamente com uma colher.
  5. Coloque a massa do sponge cake numa forma de 18cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
  6. Leve a cozer durante 25-30 minutos ou até o sponge cake estar cozido no meio (faça o teste do palito). Assim que estiver cozido, retire o sponge cake do forno e deixe na forma 5 minutos antes de desenformar.
  7. Deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear. (Para um bolo de 4 camadas faça 2 vezes esta receita).
  8. Para o recheio, bata bem o mascarpone na batedeira e vá juntando açúcar em pó até ficar com a textura e sabor desejado. Divida o creme em duas partes iguais; numa delas coloque 2 a 3 colheres de compota.
  9. Para montar o sponge cake, corte os dois bolos ao meio de forma a ficar com 4 rodelas de bolo. Coloque a primeira rodela do sponge cake num prato bonito de servir; de seguida coloque o creme mascarpone branco (guarde um pouco para a última camada) e alise para que fique o mais direito possível; coloque a segunda rodela de bolo e preencha com o creme mascarpone cor-de-rosa; coloque a terceira rodela e faça um anel na borda do sponge cake com o creme mascarpone branco, o interior preencha com compota de fruta; finalize com a quarta rodela de bolo.
  10. Barre o bolo com uma fina camada de mascarpone e açúcar em pó, ao jeito naked cake. Decore com motivos de natal.

5 anos de blogue

Que venham mais cinco!

 

Obrigada por estarem desse lado!

Patrícia

5 thoughts on “5 anos de Food with a meaning..com Bolo Esponja a quatro mãos…e muito espírito natalício

    • foodwithameaning

      Olá Guida!
      Isto dos aniversários acabam por ser sempre momentos de retrospetivas interessantes, quase sempre adoçadas por bolinhos. O importante é que o gosto pela culinária se mantenha e que haja tempo para partilhar o que se vai engendrando na minha cozinha.

      Muito obrigada pela visita,

      Beijo

      Patrícia

      Patrícia

      Gostar

  1. ana

    Parabéns! Para mim como tua leitora tem sido um prazer acompanhar o tem blogue. Fico sempre maravilhada com os teus posts e as tuas receitas. E que venham muitos mais anos Patrícia! Ah! parabéns à Vitória que decorou o bolo maravilhosamente!
    Um grande beijinho às duas e bom quase fim de semana🙂

    Gostar

    • foodwithameaning

      Muito obrigada Ana. A Vitória agradece as tuas palavras também. Não tem sido fácil conciliar vida pessoal, profissional e o blogue, por isso, muitas vezes, incluo a família nestas sessões culinárias, para que também sintam mais de perto este projeto saboroso que põe mesa.

      Beijos grandes aí para longe.

      Patrícia

      Gostar

  2. Susana_BastaCheio

    Muitos Parabéns, Patrícia!
    Já tos dei no Face e só posso reforçar o quanto adoro o teu cantinho e o quanto já aprendi com ele. Desde ingredientes novos que adorei conhecer, às propostas excelentes com que brindas, é de facto inspirador ver as tuas partilhas.
    Comento muito pouco, contudo, adoro espreitar o que nos apresentas, como este bolinho delicioso.
    E recordo-me sempre que foste das primeiras pessoas a comentar no Basta Cheio. Pode parecer insignificante mas é uma memória que guardo com carinho.

    Bjinhos grande e continuação de sucesso!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s