Gin and tonic…A Vida No Campo… em fim de tarde

gin com cuca melon, pimenta rosa e anis estrelado

gin com cuca melon, pimenta rosa e anis estrelado

gin com cuca melon, pimenta rosa e anis estrelado

O gin, bebida  desenvolvida através da baga de zimbro, foi criado na Holanda pelo médico De La Boe, por volta do século XVII e pretendia apenas servir objetivos medicinais. No início do século XVIII, com a ameaça dos destilados holandeses e dos vinhos franceses,  a Coroa Britânica começa a restringir as importações, com o intuito de proteger a produção inglesa. Esta medida deu origem ao aumento da produção do gin britânico, fazendo dele o gin mais famoso do mundo.

Existem imensas marcas de gin, para todos os paladares e bolsos: Hendrick’s, Bulldog, Gordon’s, Bosford, Tanqueray, Beeffeater, Nordés, Sharish, Opihr, nº3, Jodhpur, Plymouth, Bombay. A lista é infindável. Até já temos gin made in Açores, o Azor Gin.

Os entendidos na preparação do gin seguem uma série de regras de ouro:

  • Torcer uma tira de casca de limão por cima ou no rebordo do copo e adicioná-la à bebida. A ideia não é deixar o gin a saber a sumo de limão, por isso não convém colocar a rodela inteira do citrino, mas apenas uma tira de casca sem a parte branca. Para além disso, o sumo de limão torna o gás da água tónica mais fraco.
  • Tendo em conta que o gás é elemento fundamental do gin tónico, ao preparar-se o gin deve-se verter  a água tónica por cima de uma colher torcida. Também não de deve mexer o gin tónico depois de pronto, apenas dar uma volta ao copo com a colher e muito lentamente.
  • Para evitar que os cubos de gelo derretam rapidamente e deixem o gin aguado, devem usar-se  cubos de gelo grandes e consistentes. Convém também acabar de se beber o gin antes de o gelo derreter.
  • Da mesma forma que o gin não tem de ser apenas de origem inglesa, a água tónica não tem de ser Schweppes. Existe a opção Fever Tree, que é surpreendente.
  • Quanto ao tipo de copo a utilizar,  o gin tónico não deve ser bebido num copo alto mas sim num copo de balão porque tem uma boca mais larga e quando se saboreia sentem-se melhor os aromas que estão no copo. Mas o que é certo é que os Ingleses continuam a servir os gins em copos altos.

Como esta semana se tem mostrado muito quente e solarenga, o gin tem sido apreciado ao fim de tarde e na companhia do mais recente livro de Joel Neto, A Vida no Campo. Natureza, sossego, boas leituras e um copo de gin são excelentes companheiros!

Esta minha versão de gin não tem a presença de citrinos, mas de micro pepino e de especiarias. Ora vejam!

gin com cuca melon, pimenta rosa e anis estrelado

 

Gin com Cuca Melon, Pimenta Rosa e Anis Estrelado

 

Ingredientes

Para cada copo:

  • 4 ou 5 cubos de gelo (quanto maiores os cubos melhor)
  • 2  a 3 micro pepinos (cuca melon) – originários da Quinta Biológica do Ti Canoa
  • 2 bagas de zimbro
  • 1 estrela de anis, pimenta rosa
  • 5 cl de Gin
  • 20 cl de água tónica

Preparação

Inserir no copo as pedras de gelo.

Dar uma volta com uma colher de bar para arrefecer as paredes do copo de balão ou utilizar um copo previamente arrefecido 

Verter 5 cl de gin através de uma colher de bar. Se não tiver este tipo de colher retorcida, incline o copo e deixe que o gin deslize lentamente. A quantidade máxima de gin deve ser 6,5 cl. A cima disso, a bebida saberá muito a gin. Abaixo disso, saberá muito a água tónica.

Colocar rodelas de pepino (utilizei micro pepinos cuca melon).

Colocar as bagas de zimbro, ligeiramente apertadas entre os dedos para libertarem sabor, uma estrela de anis e uns grãos de pimenta rosa.

Adicionar 20 cl de água tónica neutra. (A água tónica, à semelhança do gin, é um mundo. Há águas mais e menos amargas e há, inclusive, tónicas com sabores)

Saboreie de imediato!

 

Bom fim de semana!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s