Sandes de Paiola com Ameixa

Desde que dinamizei um workshop na loja Raminho de Salsa, no mercado Duque de Bragança, aqui em Angra do Heroísmo, fiquei fã de muitos dos produtos da loja, dos quais destaco a paiola.  A Paiola é um enchido típico português confeccionado com carne de suíno sem gordura, podendo esta ser da pá, do cachaço ou da perna. A carne é cortada em pedaços grandes e depois condimentada com sal, alho, vinho tinto, antes de maturar durante cerca de 48 horas. Após esse período, é novamente temperada com vinho tinto, pimentão doce, massa de pimentão e louro. Em seguida, é feito com esta carne temperada o enchimento do ceco do porco, que é o invólucro utilizado neste enchido. Repousa durante 24 horas, antes de passar às fases de fumeiro. Passa por três fases de fumeiro: apenas calor, fumo com lenha de azevinho e secagem com temperatura e humidade controladas. A paiola apresenta uma forma ovalada ou arredondada, de aspeto irregular e coloração castanha avermelhada. O comprimento varia entre os 10 e os 20 cm, podendo o diâmetro também variar entre os 30 e os 40 cm. Apresenta pesos entre os 500 g e 1 kg. O recheio apresenta-se sob a forma de uma massa ligada uniformemente, sendo o seu sabor intenso a vinho, massa de pimentão e alho. Deve ser armazenada em local fresco e seco, podendo ser consumida crua. Deve ser cortada em rodelas finas, consumida de forma simples como aperitivo ou com pão.

Ontem, apesar do dia estar chuvoso e frio, decidi fazer compras no comércio tradicional. Devido ao facto de ser segunda-feira de Páscoa, as ruas estavam quase desertas assim tal como o mercado municipal. Entrei na loja Raminho de Salsa e, enquanto solicitei que a funcionária fatiasse a paiola, circulei pela loja para espreitar as novidades e as promoções. (meninas participantes dos meus workshops, as algas estão em promoção!!! Aproveitem!). De facto, a loja apresenta uma grande variedade de produtos que fazem prendas deliciosas. Já tinha visto na página do facebook da loja o ketchup de ameixa, da marca Groselha Espim, mas assim ao vivo não resisti e lá o trouxe, ávida de o experimentar e de futuramente o aplicar em receitas. Sem mais delongas, ao chegar a casa, e ainda dentro da hora do lanche, preparei umas sandes com pão rústico, com um toque de manteiga, com a paiola fatiada e com umas gotas de ketchup de ameixa que segundo a constituição do produto acaba por ser um chutney bastante complexo em sabor e textura.

Ora vejam como estão bonitas as sandes nestas tábuas Gradirripas!

sandes de paiola e ameixasandes de paiola e ameixasandes de paiola e ameixa

Hoje a receita é muito fácil:

  1. Fatiem pão rústico ou comprem-no já fatiado
  2. Barrem o pão toscamente com manteiga
  3. Disponham as fatias de paiola
  4. Terminem com umas gotas de ketchup de ameixa rainha-cláudia.

sandes de paiola e ameixa

sandes de paiola e ameixa

sandes de paiola e ameixa

sandes de paiola e ameixa

3 thoughts on “Sandes de Paiola com Ameixa

  1. miadosantos1

    Ainda agora jantei, e já me atirava ao produto com muitas ganas. Que bom aspeto. Em São Miguel, também há? É possível que vá até lá. É que aqui, por terras continentais, nunca ouvi falar em tal.
    Boa semana.

    Gostar

    • foodwithameaning

      Olá Mia. A paiola é um enchido português, pelo que penso que qualquer charcutaria o deve ter. Este é delicioso! A loja Raminho de Salsa poderá esclarecer-te quanto a pontos de venda. Deixei o link acima no texto. A solução talvez passe por vires aqui à ilha Terceira experimentar a paiola😉 Beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s