Corações de centeio, banana e arandos para lanches saudáveis

Como mãe, preocupo-me cada vez mais com os lanches dos meus filhos. Quero que sejam saudáveis e diversificados! Assustam-me as bolachas,  barritas e os pães com creme chocolate, tipo brioche, cheios de açúcar, que as crianças comem todos os dias. Da lancheira da maior parte das crianças e jovens de hoje fazem parte estes alimentos. A esta acrescentam-se os leites mega achocolatados e os sumos, novamente encharcados em açúcar. Onde estão as marmitas com fruta (com ou sem casca)  e os legumes (como a cenoura e o pepino) cortados aos pedaços? Com as vidas agitadas dos dias de hoje é naturalmente mais fácil ir ao hipermercado e selecionar os pacotes de bolachas que já são disponibilizados com saquetas individuais ou os chipicaos e bolicaos onde se destacam os ídolos da banda desenhada infantil do momento. Ele são as bolachas do Phineas e Ferb ou da Violeta. Ele são os sumos, que estão já em formato mini, prontos a espetar a palhinha e a sorver, com o 90% da estampagem de Jack, o pirata da Terra do Nunca, do Manny Mãozinhas ou da Doutora Brinquedos. O Noddy e a Floribela já passaram definitivamente à história, bem como a Anita. É tudo uma questão de marketing. É tudo uma questão de decisão que resulta na realidade em miúdos que discutem nos intervalos conteúdos de lancheira, fazendo inveja uns aos outros e desprezando quem leva as sandes de fiambre ou de queijo feitas com carinho pelos pais ou avós.

Bolachas de centeio, banana e arandos
bolachas de centeio integral, banana e arandosbolachas de centeio integral, banana e arandos

Ingredientes

80 g de flocos de centeio integral

4 bananas maduras

65 g de amêndoa laminada

30 g de pevides de abóbora

25 g de côco ralado

60 g de arandos

Preparação

Colocar as bananas no copo do robô de cozinha e triturar.

Adicionar os restantes ingredientes e misturar até obter uma massa homogénea.

Estender a massa com a altura que se desejar em cima de papel vegetal e com formas de bolachas recortar com o modelo desejado.

Utilizar uma espátula para levantar cada bolacha.

Colocar as bolachas com distância de um dedo entre elas (não aumentam muito de tamanho) em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Levar ao forno entre 15 a 20 minutos, a 180 ºC e em forno previamente aquecido.

Retirar quando as bolachinhas estiverem com os extremos ligeiramente tostados e com aspeto dourado.

bolachas de centeio integral, banana e arandosbolachas de centeio integral, banana e arandos

5 thoughts on “Corações de centeio, banana e arandos para lanches saudáveis

  1. Célio Cruz || Swet Gula

    Olá Patrícia!
    Não posso estar mais de acordo contigo, cada vez são mais as acções de marketing que levam os miúdos a desejar tudo o que vêm. Mas o que ainda desilude mais é ver alguns pais que cedem a essas tentações e acabam, ainda que algumas vezes inconscientemente, por prejudicar os filhos com uma alimentação menos correcta.
    Essas bolachinhas ficaram lindas e é impossível resistir. Adorei formato e de sabor só podem estar deliciosas. Vou levar a receitas comigo, pois adoro bolachas e quero experimentar estas.😉 Um beijinho.

    Gostar

  2. Elisabete

    Costumo fazer umas parecidas! Tal como tu também sou muito preocupada com o lanche dos meus filhos. Para a escola , e por enquanto, apenas tenho de enviar o lanche do mais velho. Que sempre foi muito esquisito em relação à comida. E é por isso que lhe mando na lancheira opções saudáveis, porque sei que na escola ele as come melhor do que em casa (vá-se lá perceber). Mas de volta e meia ouço queixas porque apetecia um bollycao, porque apetecia umas bolachas de chocolate, porque apetecia uma barrita. Mas a mãe não vai comprar nada dessas porcarias. Ele reivindica que fulano ou sicrano costuma levar para lanchar. Mas eu não quero saber o que é que as outras mães fazem, isso é lá com elas. Mas como eu não quero que ele fique triste, desanimado ou desmotivado com as minhas opções saudáveis, de vez em quando lá mando um croissant caseiro barrado com um pouco de nutella. Não faz bem, mas é certamente muito melhor dos que vêm já empacotados. Não mando bolachas de chocolate de pacote, mas faço-as as em casa. E por aí fora! E ele compreende que assim é porque é melhor para a saúde. E quando se portam bem a comer todos os lanches saudáveis não custa nada mimá-los com uma guloseima caseira! Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s