Chapéus há muitos

Chapéus há definitivamente muitos, mas as sombrinhas de chocolate Regina simbolizam a infância para uma infinidade de portugueses. Com o formato original de um chapéu de chuva, moldadas em chocolate de leite, guardam ainda um pauzinho de plástico colorido. Quem nunca as provou?

A célebre Regina é uma marca histórica portuguesa, detida desde 2000 pela Imperial, que decidiu desde então reeditar alguns dos seus produtos mais característicos e populares – como as inesquecíveis sombrinhas.

Como a minha filha é fã destes chapéus de chuva, tão apelativos e saborosos, resolvemos guardar os pauzinhos de plástico e recriar as nossas sombrinhas. Foi este o nosso Art-Attack deste sábado à tarde.

Uma tablete de chocolate de 200 g rendeu oito sombrinhas deliciosas. Assim, pelo preço de duas sombrinhas recriámos oito. É, de facto, uma ideia económica para abrilhantar as festas da pequenada ou para decorar a árvore de Natal, como eu e os meus irmãos fazíamos quando éramos pequenos.

Para estes chapéus, decidimos comprar chocolate de leite com pedacinhos de amêndoa, para fazer lembrar os clássicos chocolates Regina, envoltos em papel vermelho e dourado e com o conteúdo em forma de crocantes losangos de chocolate. Quem não se lembra deles?

Utilizámos formas metálicas de cornucópias, já utilizadas aqui, para as tradicionais cornucópias com recheio de ovos moles e aqui, neste workshop, para fazer uns pãezinhos rechedos com paté de salmão fumado.

E o resultado foi este.

Chapéus de chuva de chocolate e amêndoaChapéus de chuva de chocolate e amêndoa

Ingredientes

200 g de chocolate de leite com amêndoas

Preparação

1. Partir o chocolate em pedaços para uma taça e levá-lo ao micro-ondas a derreter por períodos de 30 segundos. Retirar, mexer com uma colher até o chocolate estar totalmente derretido e sedoso. Poderá optar por derreter o chocolate em banho-maria, se recear que este queime no micro-ondas e não possa ser reutilizado.

2. Encher os cones metálicos, inserir o pauzinho e levar ao frigorífico durante um mínimo de 8 horas.

3. Retirar do frio. Esperar 15 minutos antes de desenformar.

Chapéus de chuva de chocolate e amêndoaChapéus de chuva de chocolate e amêndoa

6 thoughts on “Chapéus há muitos

  1. ana

    Que saudades dessas sombrinhas Patricia, também as pendurávamos na árvore de natal, mas infelizmente não duravam lá muito tempo 🙂
    Sempre lindo o teu blogue, como coordenas o trabalho, a família o blogue e as tuas oficinas é um mistério para mim. Super-mulher!

    beijinhos e até breve breve!

    Gostar

    • foodwithameaning

      Sabes, Ana, acho que por mais anos que vivesse nunca conseguiria por em prática todas as ideias que me povoam o pensamento nem aceitar todos os projetos e desafios que vão aparecendo na minha vida. De facto, por vezes, acho-me a pensar que não sei como me estico para chegar a todo o lado. A família e o trabalho estão sempre primeiro lugar. A estes dedico muito trabalho e energia. Depois vou enchendo os buraquinhos do dia com os meus hobbies: cozinhar e fotografar. Tu sabes como é, pois vestes todos os dias o teu fato especial de super-mulher.
      beijinhos aqui do meio do oceano Atlântico

      Patrícia

      Gostar

  2. Elisabete

    Quem não se lembra destas sombrinhas! Faziam as delícias dos mais pequenos! E hoje fazem as delícias dos graúdos também, que gostam de as comprar para matar saudades e reavivar memórias! Tenho formas de cornucópias e nunca me ocorreu fazer! Ainda bem que existe tu para nos lembrares destas coisas! Vou experimentar qualquer dia! Conseguem-se desenformar bem sem artimanhas?! Como as forminhas têm aquela ranhura por dentro fico com receio do chocolate fica lá colado! Beijinhos

    Gostar

    • foodwithameaning

      Olá Elisabete! Às vezes lembro-me de cada coisa, não é verdade? Tento é dar utilização ao que tenho cá por casa. Desenformam-se mesmo bem. Tira do frigorífico, espera uns minutos e saem mesmo bem. Vais adorar!
      Já agora, quem foi o vencedor do passatempo de agosto do teu blogue. Não estive atenta aos resultados.
      Beijinhos
      Patrícia

      Gostar

  3. conceicao Ferreira

    Recordação de infância!!!! …. ao domingo comia um chapeuzinho de chocolate comprado no bar perto da igreja …não vou dizer a idade…. mas eram 4 tostões 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

