Outono e compota de castanha

compota de castanha Sweet Castaneacompota de castanha Sweet Castaneacompota de castanha Sweet Castanea

Oficialmente, hoje é o primeiro dia de Outono, uma estação nostálgica sinónimo de dias mais curtos e chuvosos. Este é o tempo do ano que mais me motiva  para a cozinha, talvez porque não apetece sair tanto e, por isso, acabar por passar as horas vagas por casa, tendo assim tempo para acender o forno com mais gosto e também criar mais receitas de fogão.

Por estes dias, e num dos meus passeios de fim de tarde, eu e os três canídeos cá de casa percorremos as nossas árvores de fruto.  Deparei-me com o nosso castanheiro carregadinho de ouriços, ainda verdes. A vontade por castanhas começou naquele momento, mas tive de esperar pela chegada do domingo para, na feira agrícola, comprar as primeiras castanhas. Assim foi. Começaram a desenhar-se várias receitas no meu pensamento. A primeira foi a de doce de castanha. Concretizei-a hoje, depois de ter exposto as castanhas ao sol durante três dias para que o amido as tornasse mais doces.

Por norma, faço todos os anos um ou dois frascos desta compota. Eu e o meu marido somos os únicos apreciadores de compota de castanhas e no caso dele, mesmo sendo transmontano, consegue preferir a compota de cereja ou de figo a esta de castanhas.

Existe outra razão para eu apenas fazer um ou dois frasquinhos de compota de castanha: o facto de detestar descascá-las. Muitas vezes, opto mesmo por comprar congeladas,  mas desta forma, já não se torna um doce tão económico. Desta vez, cozi dois quilos delas, mas optei por descascar apenas um quilo, quilo este que ainda levou mais de uma hora a concretizar. Com essas castanhas, fiz a receita descrita abaixo e decidi aromatizá-la com baunilha. Poderão também optar por usar um pau de canela ou transportá-la para outro nível com um cálice (ou dois) de vinho do porto ou de brandy.

Porém, não pensem que tudo são aspetos negativos em relação à compota de castanha: é muito mais rápida ao lume do que as restantes, pois a castanha possui pouca água na sua constituição, não sendo este um doce que necessite caramelizar e também não tende a salpicar o fogão.

A minha receita de compota de castanhas é a seguinte:

Ingredientes
1 quilo de castanha cozida
600 g de açúcar amarelo
600 ml de água
1 vagem de baunilha (opcional)

Preparação

1. Num tacho coloque a água,o açúcar e o conteúdo de uma vagem de baunilha para preparar uma calda que vai a ferver até fazer ponto pérola. Conte 3 minutos depois de começar a ferver.
2. Junte a castanha cozida envolva e desfaça com a varinha mágica. Se gostar do doce com pedacinhos de castanha, reserve uma parte antes de triturar e adicione depois ao tacho.
3. Deixe ferver mais 4 ou 5 minutos ou até fazer ponto estrada e retire do lume.
4. Coloque a compota em frascos esterilizados e vire-os ao contrário para criar vácuo.

 

Se não forem muito chegados à cozinha e nem gostarem de perder tempo a descascar castanhas ou a verificar pontos de açúcar em caldas, poderão optar pelo simples gesto de comprar a compota.

Estas compotas da Sweet Castanea são um sonho porque já chegam às nossas mãos prontas a consumir e com nuances de sabor muito interessantes: compota de castanha com mel de rosmaninho; compota de castanha e maçã Bravo Esmalfe.

Deixo-vos estas fotos para perceberem do que falo. Aproveitem para visitar o site da Sweet Castanea e assim ficarem a conhecer toda a gama de produtos desta marca.

compota de castanha Sweet Castaneacompota de castanha Sweet Castaneacompota de castanha_Sweet Castanea

Bem-vindo então Sweet Outono!
SweetCastanea_negativo_cores_RGB-600x600

Anúncios

One thought on “Outono e compota de castanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s