Salada de Millet com Camarão, Atum e Alho-francês

O ingrediente principal desta salada é o millet, também conhecido por milho painço. Este cereal, oriundo das Índias Orientais e do Norte de África, começou a ser utilizado antes do aparecimento do arroz. É altamente nutritivo e contém muita fibra, sendo, por isso, de fácil digestão. É composto por 15% de proteína, vitaminas do complexo B, vitamina E e lecitina. Possui alto teor de ferro, 9 mg em 100g, magnésio, fósforo, potássio e ácido silícico, importante este último para a pele, cabelo e unhas. Não contém glúten, sendo, assim, ideal para celíacos. Caracteriza-se também por ser utilizado quando existem problemas de digestão, de náuseas ou de sono.

Este cereal poderá ser adquirido em hipermercados, na secção dos produtos biológicos, mas encontra-se com maior frequência em ervanárias ou em lojas gourmet. Comprei aqui nos Açores, na loja Pomar do Atlântico, em pleno centro da cidade de Angra do Heroísmo.

Nesta salada, conjuguei o millet com miolo de camarão, delícias-do-mar, atum e alho-francês. Refresquei a salada com um toque de menta fresca.

Diapositivo2

Diapositivo1

Tigela branca da Loja DeBorla

Ingredientes

1 chávena de millet (milho painço)
2 alhos-francês (parte branca apenas)
½ couve branca
1 embalagem de miolo de camarão (80/100)
2 latas de atum em azeite
1 pacote de delícias-do-mar
½ pimento vermelho
Sal q.b.
Azeite
Pimenta
Caril (1 colher de café)
Moinho de sal oriental (do Lidl)

 

Preparação

  1. Coze-se o millet com sal (3 partes de água a ferver para 1 de millet- se demolhar durante uma hora coze em 5/10 minutos; se não demolhar, coze em 30m minutos).
  2. Num wok ou frigideira anti-aderente, coloca-se um fio de azeite, o alho francês cortado em rodelas finas, o pimento e a couve branca, cortados em juliana fina. Deixa-se alourar cerca de 3 a 5 minutos até a couve começar a ficar tenra.
  3. Junta-se o miolo de camarão congelado, sem passar por água, o atum e tempera-se com pimenta, caril e moinho de sal oriental.
  4. Acrescentam-se as delícias do mar desfiadas ou picadas. Apaga-se o lume.
  5. Mistura-se o millet ao preparado do wok e serve-se.

Diapositivo1
Diapositivo1

Tigela branca pequena da Loja DeBorla
Saladeira da Loja DeBorla

Esta receita foi concebida por mim com a intenção de divulgar o cereal millet. Foi apresentada no Workshop “My Healthy Lunchbox”, realizado no passado sábado na loja DeBORLA-Terceira.

Continuação de uma ótima semana, quer seja ela de trabalho ou de férias!

Patrícia

4 thoughts on “Salada de Millet com Camarão, Atum e Alho-francês

  1. Márcia

    Olá Patrícia: já tinha visto millet à venda aqui nas grandes superfícies,mas não sabia bem o que fazer com ele. Gostei imenso da tua sugestão e vou guardar a receita para a poder experimentar, pois parece deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    Gostar

  2. Ana Matos - Dona Delicia Atelier de Sabores

    Patricia,
    Acredites que apesar de saber da existência do millet nunca lhe dei a sua importância. Costumo preferir a quinoa ou até os cuscus. Mas esta tua sugestão fez me lembrar que tenho efetivamente que começar a usar mais este cereal, até porque não tem glutén.
    Beijinho

    Ana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s