Entrada regional à moda da ilha do Pico

No sábado passado, fomos convidados para almoçar em casa de amigos. Decidi levar uma entrada totalmente elaborada com produtos made in Ilha do Pico, que tinha trazido de férias. Conjuguei o bolo de milho com a linguiça caseira e o queijo típico da ilha. Com recurso a uma forma de bolachas, recortei o bolo em pequenas flores, sobre o qual dispus rodelas de linguiça, fritas na frigideira sem recurso a gordura, e terminei com nuvens de queijo, a fazer lembrar as nebulosidade que muitas vezes envolve a  montanha mais alta e majestosa de Portugal.

entrada regional_foodwithameaningentrada regional_foodwithameaning

Canapé Regional

Ingredientes

1 bolo de milho
fatias de queijo do Pico (marca Alfredo)
rodelas de linguiça caseira (família Garcia)

*
palitos
cortador de bolachas

Preparação

1. Cortar a linguiça em rodelas e levar a fritar de ambos os lados numa frigideira. Deixar arrefecer ligeiramente.
2. Com um cortador de bolachas em forma de flor, cortar o bolo de milho.Reservar.
3. Cortar fatias de queijo, retirar a casca e com recurso ao mesmo cortador fazer nuvens de queijo.
4. Dispor em cima das flores de bolo de milho, a rodela de linguiça. Terminar com o queijo e prender todos os ingredientes com um palito.

entrada regional_foodwithameaning

 

Os nossos amigos elogiaram a simbiose de ingredientes, e o que era para ser almoço estendeu-se languidamente pela tarde entre muita conversa, fotografias de férias e gargalhadas.
entrada regional_foodwithameaning

entrada regional_foodwithameaningentrada regional_foodwithameaningentrada regional_foodwithameaning

Travessa retangular em lousa- loja DeBorla

Colheres de loiça branca – loja DeBorla

6 thoughts on “Entrada regional à moda da ilha do Pico

  1. Elisabete

    Bem regional e tão bom! Há uns tempos, a meio de uma conversa com um amiga sobre pães, ela comentava que tinha estado num restaurante no Pico onde ao almoço tinham servido um pão baixo, onde o interior parecia estar cru! Dizia ela que pensou que provavelmente aquela fornada de pão não teria corrido bem! Ao jantar, noutro restaurante, serviram o mesmo! Aí pensou que se calhar seria algo típico! Era bolo de milho, claro está! Bolo de milho, queijo e chouriço é mesmo um casamento perfeito!

    Gostar

  2. foodwithameaning

    Que curiosa a tua história. De facto, este bolo de milho por ser tão denso pode levar a essas conclusões, mas é delicioso. O ano passado conjuguei-o com figos. E que bela refeição. Estranha mas muito boa. Aqui com a linguiça e o queijo, nós não precisamos de mais nada se não de um vinho verdelho do Pico bem fresquinho.

    bjs

    Gostar

  3. Bombom

    Não conhecia o Bolo de Milho mas gostei muito da apresentação. Parabéns pela tua criatividade. Ficaram lindas as flores de milho e linguiça e as núvens de queijo da Ilha. O queijo das Ilhas é tão bom como os italianos (parmesão, provolone, etc). É uma pena não estarem divulgados internacionalmente. Bjs. Bombom

    Gostar

  4. Mar

    Os detalhes são tanto. Querem dizer sempre coisas. E estão para lá do tangível, do imediato. Como essas nuvens e esse pão em forma de flor. Delicadezas e subtilezas que os amigos nos merecem.

    Um abraço grande.

    Mar

    Gostar

  5. Liliana

    Patrícia que bom voltar e ver que este cantinho não mudou. Que as palavras fluem com a mesma intensidade com que contam histórias em que conseguimos sentir os cheiros e imaginar a alegria desses almoços partilhados com amigos. Abraços do tamanho do mar

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s