Mimos para a Mãe

Como vos disse no post anterior, o passado sábado foi dia de workshop no DeBorla-Terceira. Desta vez, esta iniciativa foi inteiramente dedicada às mães. Estiveram presentes algumas pessoas que conheci em workshops anteriores, e que têm repetido a experiência, e outras pessoas que tive o prazer de encontrar pela primeira vez. Como já vem sendo hábito, todas as participantes inscritas, e não inscritas, participaram no workshop de diversas formas: seguindo atentamente as instruções, ajudando na preparação das receitas, colocando questões, trocando impressões comigo e com as amigas que as acompanharam. Foi um fim de tarde de partilha de saberes e experiências na cozinha.

As sugestões de prendas para a mãe foram as seguintes:

Bombons de morango

bombons de morangobombons de morango

Bombons de morango

(100 g de chocolate rendem cerca de 12 bombons)

Partir uma tablete de chocolate branco aos pedaços; colocar o chocolate numa taça de vidro e levar a derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Se optar por derreter o chocolate no micro-ondas, deverá respeitar intervalos de 30 segundos, mexendo sempre vigorosamente entre as sessões (3 no máximo)

Adicionar ao chocolate corante em gel e mexer até se obter cor uniforme.

Colocar a mistura em formas de silicone. Encher até 2/3. Colocar 2 ou 3 pedacinhos muito pequenos de morango fresco. Acabar de encher a forma. Agitar ligeiramente os bordos da forma para o chocolate assentar e serem libertadas possíveis bolhas de ar que tornarão o chocolate inestético.

Açúcar aromatizado

açúcar aromatizado com canela e cardamomo

Açúcar aromatizado com canela e cardamomo

Juntar 10 partes de açúcar para uma do aromatizante (baunilha, canela, cardamomo, anis, alfazema, etc.)

Pisar o produto aromatizante num almofariz (neste caso a canela e o cardamomo, este último já sem casca);  peneirar e guardar em frascos, em lugar seco, cerca de 10 dias antes da primeira utilização.

&

Beijinhos de amêndoa e côco

Beijinhos de amêndoa e côcoBeijinhos de amêndoa e côcoBeijinhos de amêndoa e côco

Beijinhos de amêndoa e côco

180 g de côco

140 g de amêndoa picada torrada

1 lata de leite condensado

Torrar a amêndoa ligeiramente (no forno ou na frigideira); deixar arrefecer totalmente.

Triturar a amêndoa no 1,2,3 ou no robô de cozinha até ficar em pó.

Misturar o côco, a amêndoa e o leite condensado muito bem.

Fazer bolinhas e envolvê-las em côco ralado simples ou colorido.

 

Dica:

Como colorir côco ralado em poucos minutos?

Colocar o côco dentro de um frasco, juntar um pouco de corante em gel, fechar o frasco e agitar muito bem até que a cor fique uniforme.

&

Esfoliante de açúcar mascavado, mel e lima

esfoliante de açúcar mascavado mel e lima

Esfoliantes

  • Esfoliante facial e corporal de açúcar, mel e lima

Misture 2 colheres de sopa de mel com 2 colheres de sopa de açúcar  e raspa de meia lima.
Passe sobre o rosto e/ou no corpo massajando com movimentos circulares.
Deixe agir por alguns minutos e enxague com água fria.

 

  • Esfoliante corporal de açúcar mascavado e azeite

Misture duas colheres de sopa de açúcar mascavado, duas colheres de sobremesa de  farelo de trigo, sumo de meio limão e duas colheres de sopa de mel ou de azeite.
Aplique no corpo com movimentos suaves e circulares massajando por 1 minuto. Enxague com água fria.

 

&

Sal aromatizado

sal aromatizadosal aromatizadosais e azeite aromatizados

Sais aromatizados

– Preparação em robô de cozinha

Receita 1.

No copo de um robô de cozinha, colocar 50gr de sal grosso, 1 colher de chá de piripiri, 1 colher de chá de pimenta preta moída ou em bagas, 2 folhas de louro, sem o veio central, grãos de mostarda, duas colheres de sobremesa de pólen, duas colheres de sopa de alho em pó e dois cravinhos. Pressionar o turbo três vezes e retirar do copo. Juntar 250gr de sal grosso e envolver. Colocar em frascos e guardar.

 

Receita 2.

No copo de um robô de cozinha, colocar 50gr de sal grosso, 1 colher de chá de pimenta rosa, 1 ramo de alecrim e outro de tomilho. Pressionar o turbo três vezes e retirar do copo. Juntar 250gr de sal grosso e envolver. Colocar em frascos e guardar.


– Modo tradicional
(em almofariz): esmagar as especiarias no almofariz; reservar; esmagar o sal até que fique  com a consistência desejada. Juntar tudo e envolver. Colocar em frascos e guardar.

 

Dica: poderão apenas triturar todos os ingredientes com os 50 g de sal inicial e não juntar o restante sal. Ficarão com um mix muito aromático para temperar carnes várias. Será então necessário conferir o tempero de sal posteriormente, quando estiverem a desenvolver a vossa receita.

&

Azeite aromatizado

azeite aromatizado

Azeites aromatizados

Receita 1.

Coloque dentro de cada frasco um dente de alho esmagado, uma folha de louro, uma colher de sopa de pimenta rosa, dois cravinhos e um pé de rosmaninho. Encha os frascos com azeite e deixa repousar umas 2 ou 3 semanas para incorporar melhor os aromas.

Receita 2.

Coloque dentro de cada frasco um dente de alho esmagado, uma folha de louro, malaguetas (piripiri), pimenta da Jamaica e folhas de manjericão. Encha os frascos com azeite e deixa repousar umas 2 ou 3 semanas para incorporar melhor os aromas.

 

Nota. Os recipientes para os sais, azeites e esfoliantes poderão ser decorados com fitas de cetim em forma de laço e com rótulos decorativos com a descrição do conteúdo dos frascos. Os bombons e os beijinhos poderão ser oferecidos em pequenas caixinhas decoradas com um laço de cetim.

 

Votos de uma Excelente Semana!

Patrícia

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s