Victoria Sponge Cake em data feliz

E volto com o tema da comemoração de uma data feliz. Como todos nós sabemos, quando há festa de aniversário, o bolo é presença obrigatória. Este ano, a minha menina desejou que o bolo tivesse uma princesa. Pedido aceite. O desafio de fazer este bolo foi concretizado por esta mãe que colocou todo o seu empenho na elaboração do projeto. O melhor prémio foi ver a reação da filhota ao bolo dizendo: – Mãe, tu conseguiste! Está ainda mais bonito  do que o bolo que imaginei!

A festa com os amiguinhos foi um sucesso, muito à conta da presença de lollipops, cupcakes, bombons,  marshmellows e aperitivos. Quase já nem vale ter o trabalho de fazer sandes, mini-pizas e as tradicionais gelatinas. O que a miudagem deseja mesmo é brincar muito e, nos intervalos, comer guloseimas e beber muitos copos de refresco para retemperar as forças, que nunca lhes parecem faltar.

&

Já há muito tempo que queria confecionar o tradicional Victoria Sponge. Tinha até guardada para o efeito a receita da Rachel Allen. Nada melhor do que a data feliz da minha filha (que curiosamente também se chama Vitória) para concretizar este propósito. Um dois em um, portanto.

Victoria Sponge Princess Cake

Diapositivo3

Ingredientes

(fiz a receita por duas vezes)

  • 175 g de manteiga, amolecida (mais alguma para untar a forma)
  • 175 g de açúcar em pó
  • 3 ovos
  • 175 g de farinha sem fermento (mais alguma para polvilhar a forma)
  • 1 colher de chá de fermento para bolos
  • 1 colher de sopa de leite
  • 1 tigela com 18 cm de diâmetro
  • 1 forma redonda com 18 cm de diâmetro e fundo amovível
  • disco de papel vegetal para a forma redonda.
  • natas e compota de framboesa, morango ou mirtilo para o recheio do bolo
  • cobertura de baunilha (Betty Crocker vanilla frosting)
  • cobertura de morango  (Betty Crocker strawberry frosting)
  • bico de pasteleiro (1M da Wilton- para as rosas do vestido)
  • bico de pasteleiro (18 da Wilton- para os pormenores do peito do vestido)
  • uma boneca
  • um laço
  • pérolas rosa
Preparação

  1. Aquecer o forno a 180°C , untar a tigela e a base da forma redonda com manteiga; colocar o disco de papel vegetal na base da forma redonda.
  2. Bater muito bem a manteiga . Juntar o açúcar e continuar a bater até a mistura estar fofa e esbranquiçada.
  3. Em outra tigela, bater muito bem os ovos. Adicioná-los gradualmente ao primeiro preparado. Acrescentar a farinha e o fermento. Juntar o leite e incorporar tudo muito bem sem bater.
  4. Colocar na tigela e na forma untadas e enfarinhadas.
  5. Levar a cozer. Após meia hora, verificar a cozedura com um palito. Se sair seco, o bolo está cozido. Deixar arrefecer nas formas pelo menos 10 minutos, passar uma faca nos rebordos dos bolos e remover para uma rede de arrefecimento até estar completamente frio.
  6. Cortar a meio o bolo feito na forma redonda. Cortar em três partes o bolo feito na tigela.
  7. Rechear cada camada com 3 ou 4 colheres de sopa de compota, seguida de uma camada de natas batidas bem firmes.
  8. Para montar o bolo, colocar na base o bolo feito na forma redonda. Em cima deste, colocar as camadas de bolo cozinhadas na tigela. Abrir um buraco a meio, inserir a boneca, previamente despida e enrolada numa proteção de película aderente. Escolhi uma das Princesas da Disney da minha filha e como a boneca não se destina a este tipo de bolos era um pouco mais comprida do que o buraco feito no bolo. Sendo assim, e para cobrir a boneca com bolo até perto da cintura, coloquei um queque invertido no topo do bolo, obtendo assim a altura desejada. Desenhei rosas em parte do vestido. Na parte de baixo deste fiz uma barra branca. O peito do vestido foi igualmente decorado com branco.

fonte da receita

Diapositivo2

Advertisements

5 thoughts on “Victoria Sponge Cake em data feliz

  1. Betty

    Ficou lindíssimo! Não admira que tenha superado as expectativas dela. Vi o episódio em que a Rachel Allen fez esse bolo. Também fiquei de olho nele. Aliás gosto de todas as receitas que ela faz naquele programa. E o que nós não fazemos para ver os nosso filhos felizes?! E na realidade nem é preciso muita coisa. Nós é que às vezes achamos que nunca é o suficiente e tendemos a “exagerar”. E mesmo que as coisas nem sempre fiquem como nós queremos o que importa é o carinho que “deitamos” nelas, e os nossos filhos percebem isso. O que não é o caso deste bolo porque ele ficou fantástico. Parabéns!

    Gostar

  2. foodwithameaning

    Obrigada, Betty, pelo carinho das tuas palavras. O bolo ficou vistoso, mas qualquer pessoa com formação em cake design – o que não é o meu caso – diria que existem muitas imperfeições. Foi com muita dedicação que o fiz. Se o fizesse outra vez, penso que ficaria melhor. bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s