Integralis…

Assim que as bolachinhas saíram do forno, a minha filha disse de imediato: Hum… bolachinhas de chocolate!. Pois, de facto, parecem, mas, neste caso, nem o chocolate nem a alfarroba estão na composição destas bolachas.

O desafio foi lançado pela Manuela do blogue Cravo e Canela- Uma Cozinha no Brasil. Este mês o tema do passatempo Vamos fazer Bolachas seria dedicado à variante salgada. Não sei porquê mas pensei logo em participar com umas crackers. Ao abrir o armário despenseiro tudo mudou. Vi um pacote de farinha de milho torrado e decidi dar-lhe uso. A princípio nem sabia que quantidade de farinha utilizar e que outros ingredientes juntaria à receita, mas depressa tudo se foi compondo e criei esta versão à qual chamei de Integralis. Adicionei várias sementes, excelente fonte de vitamina E e Omega 3. Ficaram umas bolachinhas para adultos e para serem servidas como entrada acompanhadas de queijo fresco ou de patés variados.  É uma bolacha cujos sabores vão aparecendo à medida que vai sendo apreciada. Destacam-se as diferentes sementes utilizadas e o toque final que em termos de paladar é semelhante ao  do café e provém do milho torrado.

bolachas de millho torrado e sementes

O outono pede fornos acesos e bolachas…

bolachas de milho torrado e semente

Incenso_árvore

 Ingredientes

60 g de farinha de milho torrado

25 g de farinha de trigo integral

25 g de farinha de trigo sem fermento

70 g de maisena

20 g de sementes de sésamo (+ para decorar)

15 g de sementes de papoila

20 g de sementes de girassol (+ para decorar)

100 ml de água

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de café de sal

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá rasa de fermento em pó

farinha de milho torrado

Preparação tradicional

Num recipiente colocam-se as farinhas e o fermento  e faz-se um buraco no centro. Vai-se adicionando aos poucos a água e o azeite misturando tudo. Adicionam-se as sementes e continua-se a amassar até todos os ingredientes ficarem bem incorporados.

Estende-se a massa com o rolo até ficar com a espessura desejada e corta-se com o feitio que se desejar. Polvilham-se as bolachas com sementes de sésamo e de girassol.

As bolachas vão a cozer em forno pré-aquecido a 180º C durante 20 a 25 minutos, em tabuleiro forrado com papel vegetal. Retiram-se ainda com a superfície ligeiramente mole e deixam-se arrefecer no tabuleiro.

Preparação na Bimby

Colocam-se todos os ingredientes no copo, com exceção das sementes e marca-se 2 minutos velocidade espiga.

Juntam-se as sementes e marca-se  1 minuto velocidade espiga.

Estende-se a massa com o rolo até ficar com a espessura desejada e corta-se com o feitio que se desejar. Polvilham-se as bolachas com sementes de sésamo e de girassol.

As bolachas vão a cozer em forno pré-aquecido a 180º C durante 20 a 25 minutos, em tabuleiro forrado com papel vegetal. Retiram-se ainda com a superfície ligeiramente mole e deixam-se arrefecer no tabuleiro.

bolachas de milho torrado e sementesbolachas de milho torrado e sementes

Um excelente domingo de outono para todos!

bolachas de milho torrado e sementes

11 thoughts on “Integralis…

  1. Célio Cruz | Sweet Gula

    Olá Patricia!
    O tempo, pelo menos por aqui, está mesmo para isso, ligar o forno e fazer bolachas e bolinhos. 😉
    Gostei imenso destas bolachas, para além de estarem lindas esteticamente, devem ser deliciosas. Não conheço essa farinha de milho torrado, mas fiquei com muita curiosidade, pois eu gosto muito de farinha de milho normal e essa sendo torrada, deve ser ainda mais deliciosa.
    Quanto à receita, vou querer fazer ou não fosse eu um “cookies addict”, um pequeno monstro das bolachas que adora experimentar novos sabores. 😉
    Um beijinho aqui do continente. 😉

    Gostar

    • foodwithameaning

      Pois por cá também somos fãs de bolachinhas. Tento é reduzir nas quantidades para não comermos muitas. Se ficarem dentro do frasco estamos sempre a passar por elas e a petiscar. Não pode ser. Vamos ver o que sairá no dia 1. Estou ansiosa por ver o desfile de tantas delícias natalícias.
      Beijinhos
      Pat

      Gostar

  2. Cláudia Vasconcelos

    Beeeem… estou fascinada! Primeiro com as fotos e depois com as bolachinhas que me parecem fantásticas! E esse milho torrado só há por aí, do outro lado do mar???
    Fizeste umas bolachinhas “poliglotas”, daquelas que falam várias farinhas e sementes, sabes?
    Adorei… (que fotos!)
    Beijinhos gordos
    Cláudia

    Gostar

    • foodwithameaning

      Estás muito inspirada. Transformaste as minhas Integralis em Poliglotas. Olha que gostei e muito. Amei o facto de elas falarem várias línguas e sementes. Muito metafórico. Terás tirado o curso errado??? Quanto à farinha de milho torrado, é muito possível que se venda aí no continente português. Afinal, o que é que vocês não encontram aí? (talvez sossego) Beijocas
      pat

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s