Aviso amarelo e lulas

Ontem estivemos sob aviso amarelo. Ao vento, à chuva e à trovoada veio acrescentar-se o frio. Oito graus marcava o termómetro do carro às seis da tarde. Coisa rara neste clima temperado marítimo. À conta da trovoada foi-se o segundo router deste ano. A oscilação de corrente elétrica da EDA também não ajuda à manutenção dos aparelhos elétricos. Às vezes, penso se a Empresa de Eletricidade dos Açores não terá protocolos com as firmas de electrodomésticos. A Meo que se aguente. Vai ter de voltar a substituir o dito router. A trovoada vai continuar a ser argumento válido. E nós vamos ter de esperar.

Entretanto, já apetece ver toros de madeira a crepitar nas lareiras ou simplesmente pegar no comando do ar condicionado e estabelecer uma temperatura amena pela casa e, de seguida, aninharmo-nos no sofá com uma mantinha e a nossa série favorita. Tudo isto seria perfeito se não existissem outras prioridades, neste caso profissionais. As aulas do décimo e do décimo primeiro ano têm de aparecer preparadas, o interregno entre os primeiros e os segundos testes quase nem existiu e vemo-nos a um mês do natal assim de repente. Foi-se o verão, as belas-donas, o Halloween, o Pão-por-Deus e o São Martinho. Aproxima-se o Thanksgiving, o terceiro aniversário do blogue, segue-se o Natal e as New Year ‘s resolutions. E entra janeiro. E as aloe vera continuarão a contrastar o verde da planta com o laranja avermelhado da sua flor.

E com alerta amarelo os pescadores não vão ao mar. Não há peixe fresco. Abro uma das gavetas da arca e retiro um saco de lulas congeladas. E está decidido. Mesmo com mau tempo continuará a haver mar à mesa.

Lulas grelhadas com molho de azeite e mandarina

lulas grelhadas com molho de azeite e  mandarina

 Ingredientes para as lulas e molho

2 embalagens de lula limpa

2 colheres de sopa de manteiga

3 dentes de alho picados aos pedacinhos muito pequenos

1 colher de café de massa de malagueta

1 mandarina (sumo e raspa)

mistura de cinco pimentas

gengibre fresco a gosto

1 dl de azeite

salsa

sal

lulas grelhadas com molho de azeite e  mandarina

Preparação

1. Deixar que as lulas descongelem completamente mesmo dentro da embalagem. Escorrê-las muito bem. Abri-las no sentido do comprimento.

2. Preparar as brasas ou ligar o grelhador eléctrico.

3. Colocar as lulas e os tentáculos  numa grelha para peixe, apenas temperadas com umas pedrinhas de sal.  Pincelar com o molho abaixo descrito. Reservar um pouco do molho para regar as lulas na travessa.

4. Virar a grelha do outro lado para que a outra face da tira também fique grelhada.  Este é um processo relativamente rápido, já que se a lula ficar demasiado tempo na grelha poderá ficar rija e seca.

5. Preparar um molho com a manteiga, o sumo de mandarina  (2 colheres de sopa), raspa de mandarina (de metade), a massa de malagueta, o alho em pó, o gengibre e uns pozinhos de mistura de cinco pimentas. Levar numa taça ao micro-ondas até começar a ferver. Picar salsa para a taça do molho, mexa e reserve.

6. Dispor as lulas e os tentáculos numa travessa. Verter por cima o restante molho. Regar com o sumo de mandarina sobejante e polvilhar com raspa deste citrino. Finalizar e ou decorar com salsa picada.

lulas grelhadas com molho de azeite e  mandarinalulas grelhadas com molho de azeite e  mandarina

Anúncios

One thought on “Aviso amarelo e lulas

  1. Célio Cruz | Sweet Gula

    Olá Patricia!
    Que sugestão mais deliciosa. Eu adoro lulas, sejam elas estufadas, assadas, grelhadas ou mesmo fritas, simplesmente adoro. Gosto do sabor a mar que ela emanam e sendo grelhadas parece que ainda sabem melhor.
    A apresentação está fantástica, mesmo a convidar para um jantar num ambiente acolhedor, no conforto do lar, com a chuva a caír lá fora.
    As imagens estão lindas. 🙂
    Beijinho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s