Bolo de milho com figos para o lanche

bolo de milho e figos

Bolo e figos!  Outra vez? Já está a ser repetitivo! Pois, este bolo não é igual ao outro. E os figos aqui não são cozinhados. Trata-se de um petisco muito apreciado pelos habitantes do grupo central do arquipélago dos Açores. Fazer uma refeição com uns triângulos de bolo de milho acompanhando-os com figos frescos é um manjar para quem compra este fruto ou tem figueiras por perto. O ditado popular diz: quem figos comeu e água não bebeu, não sabe o que perdeu. Eu tomo a veleidade de substituir a água pelo bolo de milho tão sabiamente confecionado na ilha do Pico.

Esta sugestão de bolo de milho com figos foi um dos meus lanches de férias.

bolo de milho e figos

O bolo não foi feito por mim. Comprei-o na ilha do Pico, onde passei parte das férias, mas deixo-vos a receita tradicional açoriana do caderninho de receitas da minha avó. Quero mesmo em breve meter as mãos na massa, mas ainda não foi desta.

bolo de milho

Tradicionalmente, este bolo de milho era uma forma de as famílias terem rapidamente pão, porque não precisava de levedar. Esta mesma receita pode ser transformada em bolo do tijolo se em vez de ser cozido em forno de lenha for utilizado um prato de barro- tijolo- colocado sobre a chama de gás ou diretamente numa chapa (elétrica ou a gás)

Bolo de Milho 

Ingredientes

1 kg de farinha de milho

200 g de farinha de trigo

2 l de água

sal q.b.

Preparação

1. Num recipiente grande e resistente ao calor misture as farinhas e o sal.

2. Leva-se a água a ferver e quando ferve põe-se parte  imediatamente por cima das farinhas. Mexe-se muito bem com uma colher de pau grande para escaldar as farinhas.

Obs. A consistência deve idêntica à da massa  de pão normal.

3. Vai-se juntando aos poucos a restante água, mexendo muito bem para que não se formem grumos. Deixe a massa repousar até arrefecer.

4. Fazem-se bolos de massa (acrescenta-se um pouco de farinha de trigo e amassa-se novamente com as mãos até envolver as farinhas antes de formar a bola final) e estendem-se, numa superfície polvilhada com farinha com 25 cm de diâmetro e 1,5 cm de altura – tamanho da frigideira de barro, se for para serem cozinhados no tijolo.

Obs. Passar as mãos por água antes de formar a bola ajuda a evitar que a massa se cole nas mãos).
Os bolos de milho cozem em forno de lenha – ou no prato de barro-  até estarem com bolhinhas, sinal de que estão cozido.

O bolo do tijolo tem de ser virado para cozer dos dois lados ao passo que o tradicional bolo de milho cozinhado em forno de lenha não .

bolo de milho e figos

3 thoughts on “Bolo de milho com figos para o lanche

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s