A craca dos sete bicos

A craca dos sete bicos fez parte de um jantar que se compôs apenas de petiscos. A verdade é que, com o calor não há vontade para pratos quentes e muito elaborados. Este marisco, que foi acompanhado por um Lambrusco rosé,  trouxe-nos o mar à mesa e soube-nos sublimemente.

 
Cracas dos Açores
Cracas dos Açores

Cracas dos Açores

A craca é uma formação calcária incrustada na rocha dos litorais marinhos. Existe em todas as ilhas do arquipélago dos Açores. É apanhada  em mergulho de apneia, entre os três e os dez metros de profundidade, com recurso a pequenos machados metálicos, para separar a formação calcária do crustáceo da rocha de residência, onde vivem em formações do tipo colónia ou isoladamente.

Ingredientes

Cracas, alho, pimenta malagueta, salsa e água do mar.

Preparação

Devem ser cozidam em água do mar para que mantenham o verdadeiro sabor.

Numa panela, cobrem-se as cracas de água, junta-se alho, salsa e pimenta malagueta q.b.; ferve 15 minutos. Retira-se para uma travessa e deixa-se arrefecer.

Na degustação, após remover o crustáceo do interior do habitat, o que se faz utilizando um pequeno gancho, tipo espeto, aconselha-se beber a água do interior do nicho onde se encontrava o crustáceo. Uma delícia!

Cracas dos AçoresCracas dos Açores

As cracas não são vendidas aos peso mas aos bicos. Por isso, convém escolher os crustáceos maiores. O preço difere se as comprarmos cruas ou cozidas, mas caracteriza-se por ser acessível.

Anúncios

9 thoughts on “A craca dos sete bicos

  1. Carla

    As fotos estão lindíssimas! Confesso que foi o único petisco que não me seduziu quando visitei a bela Terceira, mas nessa altura não era muito adepta de muitas iguarias que agora adoro. Quem sabe se numa próxima visita volto a tentar.
    Beijinhos

    Gostar

  2. Susana_Basta Cheio

    Oh Patricia não sabes a curiosidade que eu tenho em relação às Cracas?! Gostava muito de provar, imagino que o sabor se assemelhe ao das lapas, mas secalhar nem tem nada a ver :)~ Um dia que visite os Açores, não falha!
    Adorei este teu post!

    Bjinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s