Uma entrada que se confunde com sobremesa

Quando começa a época dos morangos e das cerejas, nós costumamos comprá-los às caixas. Eu sou fã de morangos e o meu marido de cerejas, por isso, nunca são demais. Sendo assim, há que aproveitá-los muito bem enquanto existem. Eu tenho rentabilizado estes frutos em sugestões diversas. Como há sempre soluções deliciosas para as frutas que se vão tornando menos viçosas e apetecíveis (isto acontece imenso com as maçãs e as bananas na fruteira), selecionei as cerejas machucadinhas devido ao transporte e acondicionamento, e resolvi confecionar um coulis de cereja como topping de gelado.  Já assim é uma perdição, mas experimentei acompanhar um queijinho fresco com este coulis. Um verdadeiro impacto ao jeito Romeu e Julieta (queijo com marmelada). Estou certa que o coulis de cereja com queijo curado saberá ainda melhor, mas, convenhamos, será muito menos light do que esta sugestão.

queijo fresco com coulis de cereja

Ingredientes para o coulis de cereja

300 g de cerejas descaroçadas

100 g de açúcar amarelo

1 colher de sopa de sumo de lima

Preparação do coulis

1. Num tacho, coloquei as cerejas e o açúcar. Deixei caramelizar e transformar-se numa consistência entre o xarope e a compota, mexendo de vez enquando. A meio deste processo, adicionei a colher com o sumo de lima.
2. Após atingir a consistência acima descrita, deixei arrefecer o coulis e, na hora de servir, verti-o sobre o queijo fresco.

Poderá servi-lo à parte num pratinho com uma colher.

queijo fresco com coulis de cereja

Outra receita de coulis (de frutos silvestres com gelatina) aqui. Nesta receita o coulis também faz parte do interior do gelado. Uma perdição!

queijo fresco com coulis de cerejas

 

4 thoughts on “Uma entrada que se confunde com sobremesa

  1. Lina

    Olá Patrícia! Como imensas vezes, à sobremesa, queijo fresco com doce de cereja ou morango. É uma delícia! Como entrada nunca experimentei, mas acho que o doce antes da refeição não me seduz…
    Beijinhos

    Gostar

  2. Mar

    Olá Patrícia,

    Deste-me uma ideia daquelas:) Adoro associar queijos a doces. E sim, servidos como entrada. Curiosamente, nunca me apetece a versão de queijo+doce no final da refeição. Troco os termos às coisas, de vez em quando:) Vou fazer isto com ameixas, que hoje recebi imensas.

    Um abraço.

    Mar

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s