Ice-cream cupcakes… E esta hein?

© foodwithameaning

Um bolinho em cone de gelado? Esta foi a materialização de uma ideia para a participação da sala da Pré-A da escola Tomás de Borba no concurso de cupcakes dinamizado pelos professores de inglês. Eu e a minha pequenita preparámos a massa do queque em casa e, no dia seguinte, transportámos os seis queques para serem decorados pelos coleguinhas da sala. Foi hilariante vê-los a manejarem o saco de pasteleiro que continha o creme e a tentarem dar a forma de gelado à cobertura. Mas o ponto mais alto centrou-se na decoração do creme com bolinhas coloridas de arroz tufado. Quando estas não aderiam e caíam sobre a mesa, era ver os pequeninos a tentarem apanhar as bolinhas saltitonas, como se de um jogo de ping-pong se tratasse. Foram momentos muito divertidos.

© foodwithameaning

Devem estar a pensar como é que o queque foi parar dentro do cone de gelado. Pois, existem duas formas disso acontecer, ou melhor, três: fazer o queque numa forma e depois de pronto encaixá-lo no cone de bolacha; colocar a massa na forma de queque e inserir o cone “de cabeça para baixo” ou encher o cone de massa e levá-lo a cozer ao forno. São tudo opções. Achei a terceira a menos viável, mas foi por essa que optei. E respondendo já à vossa primeira pergunta, a massa de bolacha não queimou, continuou estaladiça e o bolo cresceu e cozeu lindamente lá dentro. Depois de arrefecer foi só decorar.

Os cones de gelado foram cheios com a massa de bolo até cerca de dois centímetros do bordo.

A massa cozer em 18 minutos, em forno pré-aquecido, mas o tempo varia de forno para forno, por isso, convém estar atento à cozedura e ir vigiando pelo vidro do forno.

© foodwithameaning

A receita que utilizei foi a de angel’s cake publicada aqui. Adicionei à massa missangas de açúcar coloridas. Ficou um cupcake salpicado de muitas cores por dentro. O creme utilizado foi baunilha e de compra, já pronto para decorar.

Este cupcake em forma de gelado é, sem dúvida, uma ideia muito gira para aniversário de criança.

© foodwithameaning

8 thoughts on “Ice-cream cupcakes… E esta hein?

  1. Betty

    Bom dia, gostava de pôr em prática esta receita para o aniversário da minha filha. Uma prima há um mês atrás sugeriu esta ideia. Mas sinceramente não sei onde encontrar os cones. Poderia dizer-me onde adquiriu os seus e qual a medida do cone? obrigada

    Gostar

    • foodwithameaning

      Comprei aqui na ilha na Base Americana. Cá fora, nos supermercados e hipermercados encontrei cone sem ser com base achatada. Tente nas gelatarias. Possivelmente terão e talvez poderá adquirir diretamente.
      Se fizer, garanto-lhe que vai ser um sucesso.
      Beijinhos e obrigada pela visita.
      ~Patrícia

      Gostar

  2. lia

    Acho a ideia genial e sim, ficam lindos e consigo visualizar a animação da criançada a decorá-los e a correr atrás das bolinhas coloridas.
    Gostei dessa ideia de irem a cozer dentro dos cones, nunca me ocorreria, pois acharia precisamente que iriam queimar.
    Beijinhos,
    Lia.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s