Angel’s cake de amêndoa para a Mãe

Ontem celebrou-se o Dia da Mãe e por vontade do destino aconteceu num dia muito bonito, solarengo e azul. Foram horas em cheio, por isso não houve tempo para postagens. A cozinha amanheceu com o aroma a amêndoa que emanava do bolo de claras acabadinho de sair do forno. Estava decidido: todas as mães da minha família teriam direito a bolo de anjo. Foi surgindo assim, passo a passo, este angel’s cake.

angel's cake de amêndoa

Eram duas da tarde e eu e os meus irmãos reunímo-nos em casa dos meus pais para celebrarmos este dia festivo. Na mesma casa estavam cinco mães: a minha avó, a minha mãe, eu, a minha irmã e a minha cunhada. Entregámos as prendas especialmente compradas para a mãe e festejámos com este bolo leve recheado com amêndoa torrada e leite condensado com cobertura de queijo creme e amêndoa laminada.

angel's cake de amêndoa

Ingredientes para o bolo, recheio e cobertura

1 chávena de farinha
1 chávena e meia de açúcar
12 claras de ovos grandes
1 colher de chá de cremor tártaro
3 colheres chá de aroma de amêndoa (+ ou – até obter o sabor desejado)
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de sal
1 lata de leite condensado
1 pacote de amêndoa triturada
1 pacote de amêndoa laminada
200 g de creme de queijo (utilizei Philadelfia)
2 colheres de manteiga sem sal
500g de açúcar em pó

angel's cake de amêndoa
Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.

2. Numa tigela, colocar a farinha com meia chávena de açúcar.

3. Bater as claras a velocidade média cerca de um minuto. Acrescentar o cremor tártaro, o sal e os aromas de baunilha e de amêndoa. Continuar a bater até atingir o ponto de castelo. Com a batedeira a funcionar, acrescentar o restante açúcar.

2. Aumentar a velocidade para média-alta até ficar firme. Os picos formam-se em dois minutos. Polvilhar as claras com um terço da mistura de farinha e açúcar. Com recurso a uma espátula de borrachar, misturar gentilmente. Polvilhar com a restante mistura de açúcar e farinha por mais duas vezes e envolver bem.

3. Verter o preparado para uma forma untada e enfarinhada. Cozer entre 45 a 50 minutos até o palito sair seco. Deixar arrefecer cerca de meia hora antes de retirar da forma. Deve-se deixar arrefecer o bolo totalmente antes de o cortar para rechear.

4. Torrar na frigideira ou no forno um pacote de amêndoa triturada. Mexer com uma colher de pau para uniformizar a cor. Reservar até arrefecer.

5. Triturar mais um pouco a amêndoa com recurso a uma picadora, mas evitando que fique demasiada triturada. Envolver no leite condensado e rechear o bolo. Voltar a fechar o bolo.

6. Misturar 1 embalagem de queijo creme com 500 g de açúcar em pó, 2 colheres de manteiga sem sal e aroma de amêndoa a gosto até obter um creme. Barrar o bolo com o creme.

7. Torrar na frigideira ou no forno a amêndoa laminada, tendo o cuidado para ir mexendo de pouco a cor para que a amêndoa fique com uma cor uniforme. Deixar arrefecer e decorar o bolo com os flocos de amêndoa torrados.

angel's cake de amêndoa

Anúncios

9 thoughts on “Angel’s cake de amêndoa para a Mãe

  1. lia

    A tia Martha é a rainha dos angel cakes e este teu está lindo e pode-se dizer que é um bolo bem especial e lindo, para celebrar algo lindo e especial como o dia da mãe!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    Gostar

  2. Lina

    Desde criança, bolo de claras é um dos meus preferidos! Quando a minha mãe ainda cozinhava e eu ia a Chaves visitá-la, ela tinha sempre um bolinho destes para me mimar. Este teu, com esse recheio e cobertura está fabuloso! Deve ter agradado às cinco mães 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  3. Cláudia Vasconcelos

    Oh Patrícia, tantas mamãs e tanto carinho!
    Eu não passei com a minha mãe, (estou triste), ela mora no norte e eu em Lisboa, mas passei como mamã e com uma amiga também mamã.
    Este bolo deve ser bem ao gosto da minha mãe também. Ela adora amêndoa!
    Vou guardar!
    E ficou tão lindo 🙂
    Muitos beijinhos
    CláudiaV

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s