Just a bowl of soup…

Deliciosa, cremosa, consistente, reconfortante e completa. Estes são os adjetivos que ilustram esta sopa de fava. Cada vez mais, opto por utilizar as leguminosas secas para, depois de pulverizadas, fazerem parte da base de algumas sopas. Evito, assim, o recurso aos enlatados e realço o sabor genuíno das leguminosas. A diferença é tão avassaladora como a que existe entre uma feijoada feita com feijão de lata e outra confecionada com feijão demolhado e cozido em casa. Os raminhos de funcho acrescentaram à sopa de fava um toque subtil e aromático. Recomendo, portanto.

Sopa de Fava e Funcho

Diapositivo1

Ingredientes

100 g de fava seca

200 g de fava bebé fresca ou congelada

1 batata doce

2 cenouras médias

1 couve coração pequena

meia cebola pequena

raminhos de funcho

2 litros de água

azeite q.b.

sal q.b.

Modo de Preparação na Bimby

1. Com o copo totalmente seco e limpo, pesa-se 1oo g de fava seca, sem casca, e pulveriza-se durante 1 minuto até a fava se transformar numa farinha. Reserva-se.

2. Sem lavar o copo, coloca-se meia cebola dentro e marca-se 5 Seg. Vel. 6. Rega-se a cebola com azeite e marca-se 100ºC, 5 minutos, Vel. 2.

3. Junta-se uma cenoura e a batata doce aos pedaços. Enche-se o copo com água até ao limite estipulado (capacidade total de 2 litros). Fecha-se a tampa e marca-se 10 minutos, 100 ºC, vel. 2.

4. Adiciona-se a fava pulverizada e tempera-se com sal. Marca-se Vel. 3 durante 1 minuto para misturar os ingredientes.

5. Fecha-se o copo sem a tampa de medida e encaixa-se a Varoma. No tabuleiro inferior da varoma colocam-se as favas frescas ou congeladas e polvilha-se com uns grãozinhos de sal. No tabuleiro superior dispõe-se a cenoura cortada aos quartos e muito finamente e por cima a couve-coração finamente cortada e uns raminhos de funcho. Marca-se 35 minutos, Vel,2; Varoma.

6. Assim que terminar o tempo, retira-se a varoma, coloca-se o copo medidor na tampa e procede-se à trituração da sopa, marcando progressivamente Vel. 5-6-7-8-9 durante o tempo necessário até se obter a consistência da base desejada.

7. Retiram-se as cascas às favas.

8. Junta-se à sopa os legumes e as favas cozidas a vapor. Verifica-se a consistência da sopa. Acrescentei nesta fase 500 ml de água fervida e mexi a sopa com uma colher. Esta sopa tende a engrossar devido ao facto da fava pulverizada absorver muito a água.

***

Com esta sugestão saudável desejo-vos um excelente fim de semana!

Advertisements

6 thoughts on “Just a bowl of soup…

  1. Limited Edition

    não conhecia esta técnica para fazer sopas! ando a ver se troco os enlatados pelas leguminosas secas (ainda hoje comprei um saco de grão de bico) para cozer em casa, mesmo sem panela de pressão. vou fazer experiências e depois comunico! bjs

    Gostar

  2. Cláudia Vasconcelos

    Esta sopinha está com ar de “comam-me que o tempo o pede”!
    O tempo continua para sopinhas quentes e reconfortantes e enlatados é coisa rara cá em casa, a não ser o fermento, que vem numa latinha 🙂
    Esta vou guardar.
    Beijinhos aí para a ilha
    CláudiaV

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s