Recomeço

O início de um novo ano implica sempre uma reflexão. Pesamos o que aconteceu de bom. Analisamos o que foi tido como mau. Fazemos um flashback interior. Um scanning mental. Recordamos acontecimentos significativos. Tentamos esquecer outros. Os que nos trouxeram mágoa. Nem sempre conseguimos. Damos graças pela saúde, pela família e pelo trabalho que temos. Contabilizamos concretizações. Acrescentamos à lista as que ficaram por cumprir. Registamos votos e intenções para os próximos 365 dias. E todos anos acontece o Recomeço. Um dia um do mês um entre tantos dias uns e meses uns nas nossas vidas. A metáfora da necessidade humana de ter sonhos, de fazer planos, de ter esperança em tempos melhores. Cada vez mais acredito, tal como Nietzsche, que ” a esperança é o derradeiro mal;  é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento”. E a humanidade começa a acreditar que a esperança é algo negativo e inútil porque é a ela que todos se agarram quando tudo o mais falhou. Sente-se sozinha dentro de casas com muros altos ou em prédios que quase tocam o céu. Sente-se abandonada porque já não acredita nas pessoas que estão por detrás das máquinas dos países, porque vê nações  a desinvestirem na educação e a desacreditarem professores, a negligenciarem os cuidados de saúde e a segurança das populações, e a enviesarem as estatísticas de desemprego com formações precárias puramente ilusórias e inertes de futuro. A natureza, essa sim, é o verdadeiro recomeço. E tal como as estações do ano, tudo é um ciclo. Começa. Regressa ao início. Acontece. Termina. Recomeça. E, nesta altura, gostaríamos muitas vezes de ter nas nossas mentes um botão de  Reset. Voltar a zeros. Prometer ser melhor. Querer ser melhor. E o genuíno, ou o ingénuo, está nisso mesmo. E, todos os anos, no dia um do mês um, há algo de previsível neste ato pseudo-heróico de recomeço.

************************************************************************************

Depois deste balanço, ou desabafo, quero agradecer, neste início de novo ano, a todas as pessoas que doam um pouco do seu tempo ao Foodwithameaning: que leem as receitas, os textos e que comentam o que faço. Obrigada. A par da minha família e dos meus amigos, vocês serão sempre convidados para a minha mesa.

mesa de passagem de ano_foodwithameaning

 

12 thoughts on “Recomeço

  1. Miguel O.

    O sr. Friedrich também disse:
    “Em certas pessoas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração – e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito.”

    Assim sendo aqui fica o meu elogio, à autora, ao texto e ao blogue .

    Gostar

  2. Ondina Maria

    Sinto-me super convidada. E só não me convido mais porque ainda não viajei até ao Açores. Quem sabe 2014 traga essa benesse. Ou outras, pelas quais possamos estar gratos. Acho que este é o ano em que devemos estar gratos pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Porque as coisas grandes não está nas nossas mãos resolver. Logo, pelas pequeninas vamos completando a nossa felicidade 🙂

    Gostar

  3. mar

    Até faz mais sentido deixar neste post o comentário que não consegui publicar, antes do final do ano. E era a dizer que te desejava coisas boas, que te fizessem feliz. Por mais que não se ligue muito a isto dos finais e dos recomeços, a verdade é que é uma altura marcante. Quase inevitáveis os balanços, as contas de coração. Seja o que for, o mais importante será a nossa preserverança. Que seja invencível.

    Um abraço grande de início de ano.

    Mar

    Gostar

  4. foodwithameaning

    Mas eu consegui ler, através do email, mas agradeço-te igualmente estas tuas palavras que falam da inevitabilidade dos recomeços e de preserverança. É mesmo difícil ser-se constante, firme e persistente nos dias de hoje.
    Beijinhos

    Patrícia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s