Porque ainda é verão… pêssegos assados com especiarias + gelado de baunilha

Depois de uma manhã fabulosa de praia, repleta de água salgada e muito sol, recuso-me a pensar que no dia vinte e um deste mês começa a nova estação. Eu confesso que não gosto nada do outono, por ser a antevisão das rotinas, a mudança do vestuário e do calçado, a preparação de um novo ano letivo para mim e para as crianças, com cadernos, livros e lancheiras para organizar e o regresso a ser controlada por uma agenda cheia de mil e uma tarefas rabiscadas. Gosto mesmo é da desprogramação do verão. Nesta estação, as atividades surgem ao longo do dia, sem relógio, as refeições fazem-se mais ligeiras a pensar no ar-livre que nos espera lá fora, no mar e no campo. Enfim, os dias são grandes. Dão para tudo. Gostaria que houvesse sempre verão e sol. Seria eternamente feliz assim.

Porque me recuso a que o verão se vá embora, aproveito ao máximo os frutos da época e os gelados.

Estes pêssegos assados com açúcar, canela e vinho do porto casaram na perfeição com este gelado de baunilha caramelizado.

Diapositivo1

Diapositivo4

Aproveitei uns pêssegos maduros que se encontravam na fruteira, cortei-os ao meio, retirei-lhes os caroços e coloquei-os, com o corte virado para cima, dentro da Actifry (poderão ser assados no forno de igual modo).

Numa taça, coloquei açúcar mascavado claro, canela e um pouco de cardamomo moído. Misturei tudo com uma colher. Coloquei um pouco desta mistura  por cima de cada metade de pêssego.

Enchi os buracos onde anteriormente se encontrava o caroço da fruta com vinho do porto.

Derramei o resto da mistura de açúcar e especiarias, e mais um pouco de vinho do porto, no recipiente da Actifry para que ao assar a fruta se formasse no fundo um molho caramelizado.

Marquei 20 minutos.

Depois de assados, deixei-os arrefecer ligeiramente.

Servi os pêssegos ainda mornos com gelado de baunilha decorado com o molho caramelizado.

 

Diapositivo1

Diapositivo3

Depois desta sugestão, bem descomplicada de fazer, e quase com o processo de digestão a terminar, vou-me a banhos. O dia está muito bonito e quente, mesmo a pedir muita água salgada.

Patrícia

Advertisements

7 thoughts on “Porque ainda é verão… pêssegos assados com especiarias + gelado de baunilha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s