Bolo de maçã e especiarias… World Baking Day

Amanhã celebra-se o World Baking Day.

Resolvi então escolher um dos meus bolos favoritos: o de maçã e especiarias com cobertura de butterscotch.

Enjoy!

Bundt de maçã e especiarias

Ingredientes

2 maçãs grandes

2 ovos bem batido

1 chávena de açúcar mascavado

2/3 de chávena de óleo

1 colheres de sobremesa de baunilha

1 chávena e meia de farinha

1 colheres de chá de fermento

1/2 colher de chá de sal

1 colheres de sobremesa de canela

1 colher de chá de noz-moscada

1 colher de café rasa de gengibre

Bolo de maçã e especiarias
Modo de preparação

1.Descascar as maçãs e cortá-las aos pedacinhos.

2. Numa tigela, bater muito bem os dois ovos inteiros.

3. Adicionar todos os restantes ingredientes, exceto a maçã e bater com a batedeira durante 2 minutos.

4. Juntar a maçã e envolver com uma colher de pau.

5.Colocar o preparado numa forma untada. Optei por uma em espiral.

6.Cozer no forno a 200 graus durante 30 minutos.

Nota: A minha forma de bundt cake é pequena. Se pretenderem um bolo maior, terão de duplicar os ingredientes.

Bolo de maçã e especiarias

Ingredientes para a cobertura de butterscotch

meio pacote de manteiga com sal (há quem use sem sal e depois junte um pouco de sal)

3 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro (utilizei claro)

2 colheres de chá de aroma de baunilha

Preparação

Leve todos os ingredientes a ferver num tacho. Quando começar a fazer um tipo de espuma amarelada está pronto a verter por cima do bolo.

Fontes:

A receita do bolo foi adaptada de uma publicada no Receitas ao Desafio. Obrigada Diana, mais uma vez. Inspirei-me no teu bolo, apesar de ter introduzido alterações no açúcar e nas especiarias. Foi uma boa aposta ter desta vez  acrescentado o gengibre.

A receita da cobertura de butterscotch foi adaptada de Simply Recipes, um site que sigo quase religiosamente.

Agora vou acondicionar o bolinho e distribuí-lo pelas aldeias, como faço sempre. Lá vão umas fatias para casa dos meus pais e outras para casa dos meus sobrinhos. O segredo está mesmo em partilhar as calorias por todos.

Bolo de maçã e especiarias

Um excelente fim de semana para todos.

14 thoughts on “Bolo de maçã e especiarias… World Baking Day

  1. cozinhadaduxa

    Olá Patrícia, estou há uns minutos sem exagero a olhar o teu bolo,
    imaginando o sabor de cada dentada …
    Está mesmo bonito. Não vou demorar muito a experimentar, deixa-me lá arranjar um bom motivo para o fazer 😉
    Um beijinho.

    Gostar

  2. Lina

    Olá Patricia, quando vi o teu bolo pensei que te tinhas enganado no nome, pois pareceu-me um delicioso pudim. Mas afinal é mesmo um bolo e deve ser um espanto. Vou pô-lo na minha lista de receitas a experimentar. Adorei!!
    Beijinhos

    Gostar

  3. Mena Lopes

    Então não é que vi o bolo la no Baking, e ainda nao tinha vindo aqui!! Deixa lá… A minha cabeça prega-me estas partidas! E ainda bem que vim, porque é simplesmente maravilhoso!!! Adoro bolos de maçã e especiados ainda mais. Sem falar na cobertura porque essa é o pecado dos pecados.
    Vai pra minha lista de urgentes. 🙂
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

