Está oficialmente aberta a época das touradas…com ela vem o 5º toiro

Em junho de 2011 publicava, no Receitas ao Desafio, uma receita que é presença obrigatória na mesa do 5º toiro: as favas escoadas. Falava também da importância atribuída pela generalidade do povo terceirense às célebres touradas à corda. Há dois dias atrás, dia um de maio, inaugurou-se a época das touradas, que se estenderá até 31 de outubro. Será tempo de convívio, já a cheirar a festas, a verão, e bifana na tasca e a cerveja na mão. Será alegria para muitos, tristeza para quem sai da tourada magoado, oportunidade de negócio para tantos, despesa para as famílias que abrem a porta a familiares e amigos e que partilham o gozo da festa brava e os prazeres proporcionados por acepipes, aperitivos e antepastos, que sendo entradas acabam por se transformam em refeição completa.

As mesas do quinto touro são normalmente compostas  pelos conhecidos antipasti italianos, pelos appetizers ingleses (materializados pelos salgados de pacote comprados na base americana) ou pelo hors d’oeuvre franceses. Para além da existência de canapés variados, de fumados fatiados, de queijos, azeitonas temperadas e mini-quiches, a tradição da ilha acrescentou os ovos cozidos com massa de malagueta, as favas escoadas, as moelas, os rissóis e as empadas.

A sugestão ou sugestões que vos trago hoje não fizeram parte do quinto toiro, até porque não moro à beira de caminho por onde se realizem touradas à corda nem tenho o costume de seguir o roteiro das touradas da ilha por gostar de rentabilizar o meu tempo de outras formas. Por isso, limito-me a uma tourada à corda por ano e a algumas de praça, estas últimas as minhas preferidas pelo prazer do espetáculo taurino inerente.

Estes petiscos foram apenas motivo para juntar amigos num domingo à tarde, sem compromissos de muito trabalho na confeção do apresentado.

acepipes de salsicha,banana e azeitona

As empadas de fiambre, as uvas e alguns frutos secos também fizeram parte da mesa.

Ficaram por fotografar as moelas, as favas escoadas e o patê da Norberta, acompanhado com tostitos (aperitivo de milho, tipo nachos).

Estes petiscos foram acompanhados com pão de trigo, da padaria das Lages, com pão de milho, das Bicas de Cabo Verde, e regados com um Chardonnay branco de castas californianas trazido pelo José e por um tinto com casta Cabernet Sauvignon produzido em Portugal trazido pelo Miguel.

A mesa encheu-se de iguarias e a conversa fluiu sem pressas.

Fica então a sugestão deste acepipe de banana, salsicha e azeitona muito fácil de preparar. A quantidade de ingredientes variará consoante o número de acepipes desejados.

A banana pode ser substituída por bagos de uva e a salsicha por queijo tipo ilha ou outro do agrado. Poderá também ser feita uma versão sem azeitona, para quem não gostar do fruto.

acepipes de salsicha,banana e azeitona

Deixo aqui um Vídeo desta festa popular que é a tourada à corda da ilha Terceira.

Advertisements

4 thoughts on “Está oficialmente aberta a época das touradas…com ela vem o 5º toiro

  1. Mena Lopes

    Assim que muda o tempo, começam as romarias por todo o Portugal! Eu desconhecia essa tradição na Terceira, mas hoje fiquei a saber um pouco mais!! quando vi o titulo, pensei, que raio andam aqui os touros a fazer?!? Pois tem que ser uma alegria essas festas!! E essas mesas preparadas para os convivas, só pela descrição já me deixaram a imaginar!!
    Gostei desse acepipe de salsicha!!! Simples e refinado!! 🙂
    Um beijinho e bom fim de semana!
    Mena

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s