Já não sou um menino pequenino

Já não sou um menino pequenino. Sou um rapaz. Já tenho 12 anos.

Podes fazer o bolo formigueiro para os  meus anos? Com cobertura de chocolate e leite condensado!

bolo formigueiro_foodwithameaning

E ontem, no dia em que celebrou a sua data feliz, foi uma festa para ele e para os quinze “meninos” que convidou. O facto de não terem aulas na terça à tarde foi pretexto suficiente para que a festa se realizasse no próprio dia. S. Pedro ajudou e conseguimos que as atividades agendadas para o exterior acontecessem. Almoçaram num ápice e, em bando, fugiram para a mata anexa. Ia começar a batalha de Nerf. Dentro de cada mochila, de entre cadernos e livros, surgiu a artilharia necessária para o combate: Nerf de todos os tamanhos, cores e feitios, cartuchos de balas de esferovite, calçado e coletes cheios de bolsos. O meu marido seguiu com eles, sempre à distância, não fosse algum tropeçar em ramos, sentir-se tentado a trepar árvores ou cair em cima de silvas e precisar de ajuda. Chegaram a casa todos radiantes com as aventuras na floresta e, atropeladamente, contaram  os seus feitos: os saltos imensos que tinham dados; os esconderijos que tinham descoberto; os cães que os tinham surpreendido e dos quais ficaram cheios de medo; o homem velho de ar sombrio com guarda-chuva e chapéu pretos  do qual se esconderam apavorados; na mente deles o guarda-chuva parecia-lhes uma caçadeira. Beberam rios de água e de sumo e fugiram depois para o relvado onde jogaram badminton e futebol e descansaram à vez na rede baloiço do alpendre. O Max percorria-os um a um à espera que uma distração dos rapazes lhe valesse um pedaço de sandes ou um cupcake já esquecido. A caminhar para velho na sua vida de cão, já não lhe interessam os volantes de badminton caídos no chão ou as bolas de futebol saltitonas.

Foi uma tarde feliz entre amigos e família.

Bolo formigueiro_foodwithameaning

Bolo formigueiro

Ingredientes

2 chávenas de farinha

2 chávenas de açúcar

4 ovos

100 g de manteiga

100 g de côco

300 ml de leite de côco

100 g de chocolate granulado

1 colher de sopa rasa de fermento

1 colher de café de bicarbonato de sódio

Preparação

Batem-se as gemas com a manteiga e o açúcar até se obter uma mistura esbranquiçada.

Junta-se o côco e o leite de côco e bate-se muito bem.

Vai-se adicionando aos poucos a farinha, o fermento e o bicarbonato.

Adicona-se o chocolate granulado e mexe-se novamente.

Por fim, juntam-se as claras batidas em castelo e envolvem-se com uma colher de pau.

Vai a cozer a 200 ºC, em forno previamente aquecido, cerca de uma hora se a forma não for de  buraco. Se for, coze em 45 minutos.

Cobertura

1 lata de leite condensado cozido

100 g de chocolate de culinária

Derrete-se o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas) e mistura-se com o leite condensado até se obter uma cor uniforme.

Coloca-se a cobertura com o bolo já arrefecido.

Anúncios

16 thoughts on “Já não sou um menino pequenino

  1. António Gomes

    Parabéns pelo aniversário do vosso filhote! (Quando a Patrícia me disse que tinha 12 anos…, afinal, mentiu 🙂 Faltavam ainda 3 dias!). Ora, se eu soubesse a verdade… tinha variado mais a cesta…
    Agora, entre “pratos” e blogues… Qual professora britânica do “harry ‘potes’ – panelas”!!!… Mais uma professora (desta vez portuguesa/açoriana) que tem vocação para a boa escrita em deslumbrantes contos de… panelas voadoras…?
    Parabéns pela forma como nos transmite o que faz e como o faz!
    Vamos ter filme (série) e mais uma professora a “fabricar” vassouras… voadoras… 😉
    António

    Gostar

  2. patrícia rosado

    Adorei a receita e toda a alegria de celebrar um aniversário…. o mei filhote é mais pequeno e confesso que foi a primeira vez que ouvi falar de Nerfs, mas espero que esse tempo chegue, com outros nomes esquisitos para pronunciar certamente…

    Quanto ao bolo… fiquei com muita curiosidade de o experimentar. Nunca misturei côco com chocolate e estou até bastante admirada por não o ter feito… só não o posso fazer para nenhum adversário que a minha cara metade não gosta de chocolate (já imaginaste o desgosto :)). Mas certamente o farei para um lanche com as minhas marias.

    Beijinhos e parabéns também à mãe e à cozinheira

    Gostar

    • foodwithameaning

      Até aos 18 quer-se crescer rápido pois deseja-se independência e mais liberdade Depois, ter mais idade começa a não dar muito jeito. Obrigada pelos parabéns. bjs aí para o sul de Portugal. Aqui nas ilhas estamos debaixo de mais um temporal. Toca a todos.

      Gostar

  3. Isabel

    Patricia, 🙂

    Sinto-me velha !
    Não sei o que são Nerfs ! 😛

    A filhota já é teen e já não se ouvem por aqui esses termos, bem no tempo dela eram outros, sei lá, recordo os “playmobils”, “Pokémons” e afins… decerto que haviam mais nomes, mas recordar estes é para mim uma vitória ! :))

    Muitos parabéns atrasados ao filhotinho e também a Ti como Mãe !
    Relatas uma tarde feliz e o que não damos para ver os nossos filhos felizes, não é ? Com os gestos mais simples se conseguem sorrisos que aquecem o coração e é isso que importa.

    O bolo: pois é Patricia !
    Não sei se te culpe, ou se te roube uma fatia desse bolo de aspecto provocador e delicioso ! Essa é que é a grande questão !
    Está lindo, percebo a escolha ! 😉

    Beijinho

    Gostar

  4. Isabel Figueiredo Patrício

    Olá Patrícia,
    vim aqui ter trazida pela mão da querida amiga Isabel do blog das tentações pecaminosas, mais propriamente do blog de chocolate 🙂
    Parabéns atrasados ao teu filhote! Não sei o que são nerf, mas suponho o que são, só conheci os seus antecessores, porque os meus filhotes já estão na faculdade e os brinquedos estão em caixas na cave 🙂
    O bolo faria qualquer um feliz e para isso não há idade 🙂 ficou lindo e apetecível ou não fosse de chocolate (viciada assumida).
    Agora que conheço este cantinho voltarei mais vezes
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s