Donuts ou donetes à moda da Terceira…e um feliz 2013!

donetes à moda da ilha Terceira

Este doce era tradicionalmente confecionado pela minha mãe e avós. Nós, as raparigas cá de casa, não sentíamos em jovens qualquer interesse em aprender a fazer as donetes.  Esperávamos que estivessem prontinhas, cobertas com açúcar e canela, e apenas nessa altura, aparecíamos na cozinha, convidadas pelo aroma que passava pela fresta da porta da cozinha e atrevidamente se escapulia, pelo corredor, até onde nos encontrávamos. Sabia tão bem uma donete ainda quentinha a salpicar-nos de açúcar.

Hoje, já menos rapariga, senti o apelo de preparar este doce segundo a  receita retirada do caderninho da minha mãe , uma compilação de folhas marcadas com dedadas e amarelecidas pelo tempo. Um tesouro culinário, pelo menos para mim.

Esta é pois uma receita do coração que decidi partilhar convosco. Não são sonhos, como os confecionados o ano transato. São também doces fritos, é certo, mas em altura de festas não se contam calorias, pois não?

donetes à moda da ilha Terceira

Ingredientes

500 g de farinha

100 g de flocos de batata

1,5 colheres de sopa de açúcar

4 ovos

60 g de manteiga

fermento de padeiro (o equivalente a uma carteira de fermipan- 11 g)

380 ml de água

raspa de um limão ou de laranja

1 colher de chá de sal

óleo para fritar

açúcar e canela para polvilhar

Preparação tradicional

Num alguidar, ou pana*, como se designa por aqui, dissolve-se o fermento e o sal em água morna. Vão-se adiconando os restantes ingredientes, começando sempre pelos flocos de batata. Bate-se a massa à mão, até todos os componentes estarem bem incorporados e esta se mostrar elástica e com tendência a agarrar-se às mãos.

Seguem-se depois os passos de 4 a 10 marcados abaixo.

*Pana – Alguidar (do inglês “pan”)

Preparação na Bimby (testada por mim e aprovadíssima pela mãezinha)

Optei por fazer esta receita na Bimby porque evita todo o trabalho e canseira de manuseio inicial da massa. Modernices, como diz a minha mãe.

1.Seleciona-se o botão de balança e no copo da Bimby pesa-se 380 g de água. Adiciona-se o sal e a saqueta de fermento.

2. Marca-se 37 graus e 2 Minutos.

3. Adicionam-se primeiro os flocos de batata e depois os restantes ingredientes. Marca-se 3 minutos Vel. Espiga.

4. Coloca-se a massa das donetes a levedar dentro de um tupperware fechado e envolto num cobertor até que dobre de volume (cerca de 2 horas)

5. Numa mesa, ou na bancada da cozinha, estendo o cobertor  e por cima coloco uma toalha de mesa polvilhada com farinha.

6. Enfarinho a forma de cortar as donetes e as mãos  todas as vezes que preparo uma donete.

7. À medida que as donetes vão sendo feitas são colocadas em cima da toalha enfarinhada. Cobre-se com a restante toalha ou com outra e com o restante cobertor. A massa volta a levedar mais uma hora.

8. Após essa hora, e com as mãos enfarinhadas, retiram-se as donetes e colocam-se a fritar em óleo bem quente. O tempo de fritura diverge consoante o tamanho da donete, mas assim que a donete esteja dourada de um lado vira-se para atribuir do outro lado um  dourado semelhante.

9. Colocam-se as donetes em cima de papel de cozinha  para que a gordura excedente seja absorvida pelo papel. Costumo encostar as donetes umas às outras, ao alto, evitando que fiquem deitadas. Assim ficam sequinhas.

10. Envolvo-as de imediato na mistura de açúcar e canela.

Obs. No caso de ser principiante a fazer esta receita, convém fritar apenas uma donete, verificar se o seu interior está cozido e depois monitorizar a fritura a partir daí, conferindo mais ou menos tempo a cada face. Isto evita que o interior da donete fique cru e que o produto final não seja o desejado.

Esta é a forma que utilizo para confecionar as donetes. Comprei-a a um latoeiro na feira do gado, como podem ver aqui.

formas de donuts

E com estas donetes, ou donuts, ainda quentinhas, me despeço de todos os leitores e leitoras do foodwithameaning, desejando-vos a todos e todas um próspero ano nas diversas vertentes das vossas vidas.

donetes à moda da ilha Terceira

A contrastar com este doce, deixei no Receitas ao Desafio uma sugestão salgada. Podem espreitar aqui.

10 thoughts on “Donuts ou donetes à moda da Terceira…e um feliz 2013!

  1. Isabel

    Têm um aspecto delicioso, Patricia, nunca fiz mas ando tentada até porque agora as máquinas facilitam imenso a preparação deste tipo de doces ! 🙂

    Aproveito para te desejar boas entradas em 2013, tudo de bom para ti e que consigas realizar os teus objectivos ! 🙂

    Beijinhos

    Isabel

    Gostar

  2. Miguel

    Da nobreza da prata à fineza da porcelana, da frieza do branco à grandeza da fotografia, da subtileza da escrita à certeza da escolha, é uma rica sobremesa em qualquer mesa.

    Numa tentativa de corrigir alguma coisa, inadvertidamente foram eliminados os seus comentários, pelo facto aceite as minhas desculpas.

    Um Ano Novo Alegre

    Gostar

  3. Ilída

    Gosto muito de donuts. Quentinhos, de preferência. Nunca fiz, no entanto. É sempre a minha mãe que os faz e cabe-me apenas a tarefa de os comer 🙂 Ficaram lindos, os teus.
    Um 2013 feliz.
    Beijinho,
    Ilídia

    Gostar

  4. panelasemdepressao

    Olá Patrícia
    Passei para te deixar um abraço. Acho que não cheguei a desejar-te as Boas Festas e não queria essa ausência de palavras. Ainda falta o dia de Reis 😉 Que seja bonito e auspicioso.
    Um abraço para ti e para os teus.
    Guida

    Gostar

  5. Suzana

    Patrícia,

    Confesso-me uma desconfiada permanente em relação aos donuts. É um quase preconceito, acho. Verdade se diga que donetes nunca provei e estes têm tudo para ser deliciosos! 😉

    Fica o desejo de um doce e saboroso 2013. Possa o ano novo trazer muitas coisas boas!

    Um beijo*

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s