Suspiros cor-de-rosa para um Baby-shower

O telefone tocou. Ouvi do outro lado: É uma menina!
Fiquei radiante com a alegria contagiante da minha amiga.
Uns dias depois, e sem que ela soubesse, eu e um grupo de amigas em comum começámos a preparar uma festa, para a chegada do bebé, a tradicional baby-shower. Este é um evento de origem americana cuja tradição se enraizou aqui na ilha por influência da base americana e que se espalhou às outras ilhas. Este costume está, no entanto, a cair em desuso no meio citadino, mas em algumas freguesias rurais ainda perdura. Consiste em reunir  as amigas da futura-mamã  num lanche no qual são oferecidas  prendas para o enxoval do bebé.

Lembrei-me de fazer estes suspiros para o convívio. Neles conciliei  a ternura do rosa e a fragilidade da sua consistência. Metáforas?

Ingredientes

150 g de açúcar

3 claras de ovo

1 pitada de sal

aroma de morango

corante alimentar vermelho

raspa de limão

Preparação na Bimby

Pré-aqueça o forno a 120ºC.

Com o copo bem limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 seg/ Vel.9. Reserve.

Coloque a borboleta, as claras, o sal e programe 5 min/ vel 3.

Com a Bimby em funcionamento na Vel.3, incorpore pelo bocal da tampa, uma a duas colheres de cada vez, do açúcar reservado, a raspa de limão, o aroma de morango e o corante alimentar até a massa ficar com o tom rosa desejado.

Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal faça pequenos montes com a ajuda de um saco de pasteleiro.

Leve os suspiros ao forno durante 1 hora. Depois reduza a temperatura para 60ºC durante mais uma hora.

Desligue o forno e, sem abrir, deixe arrefecer por completo.

Modo de preparação Tradicional

Adicione às claras uma pitada de sal e bata-as em castelo com recurso a uma batedeira elétrica.

Adicione o açúcar confeiteiro e bata até a massa ficar com a consistência de suspiro, isto é, aguentada.

Junte o aroma de morango e o corante alimentar a gosto até obter a cor rosa desejada.

Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal faça pequenos montes com a ajuda de um saco de pasteleiro.

Leve os suspiros ao forno durante 1 hora. Depois reduza a temperatura para 60ºC durante mais uma hora.

Desligue o forno e, sem abrir, deixe arrefecer por completo.

Se quiserem espreitar outra sugestão de suspiros, mas em azul, poderão visitar o blogue Belina da Ilha, de onde devo ter recebido inspiração inconsciente.

17 thoughts on “Suspiros cor-de-rosa para um Baby-shower

  1. Su

    Olha, estão simplesmente geniais. Eu própria – e o cavalinho de madeira- estou a preparar um baby shower para uma amiga (de cuja bebé eu serei a madrinha – ainda nem estou em mim) – e acho esta tradição muito gira.
    Mas tenho uma pergunta: como é que consegues que não queimem?? Já fiz várias vezes e eles acabam por amarelar sempre um bocado em cima. Já os teus estão simplesmente perfeitos.

    Gostar

    • foodwithameaning

      Olá Su. Obrigada pela visita. Sabes, os suspiros têm de ser cozidos muito lentamente sem que o forno esteje forte. A temperatura ideal é quando colocamos lá dentro a mão e contamos 10 segundos. Se conseguimos suportar o calor está pronto para colocar os suspiros. Esta é uma dica para fogões a gás. Se o teu forno for elétrico, tens a vida facilitada, pois coloquei as temperaturas na receita acima.
      Os teus se costumam ficar amarelados é porque estão um pouco torrados (logo, calor a mais).
      Espero ter ajudado. Se alguém da blogosfera souber mais algum truque agradeço a partilha.
      Beijinhos

      Gostar

  2. cozinhadaduxaduxa

    Olá Patrícia,
    que boa ideia levar suspiros rosa, ficaram encantadores!
    O que sei sobre suspiros , é precisamente respeitar a baixa temperatura 60ºC/ máx.90ºC, e deixá-los no forno mais de uma hora, o momento certo de os retirar é quando estão secos ao toque. Sei também que há 3 métodos diferentes de os preparar ; o Françês, o Italiano, e o Suiço. O que utilizaste foi o Francês, consiste em adicionar aos poucos o açucar ás claras dentro da batedeira.
    Beijinhos, boa semana:)

    Gostar

  3. Liliana

    Olá Patrícia. que coisa mimosa trazes hoje. É impossível não olhar com ternura para a cor destes suspiros sem arrancar os meus suspiros 😉
    É mesmo aquele rosa cutchi cutchi de menina.
    Parabéns! Ficaram fabulosos.
    Beijinhos e boa semana. Espero que esteja tudo bem.

    Gostar

  4. Isabel

    Patricia, desconhecia por completo essa tradição… mas não admira, sou um bocado despistada… 🙂

    Estes são gestos bonitos que contribuem para solidificar ainda mais a amizade que vos une e penso que estiveste bem à altura com esses belíssimos suspiros.

    Nunca me atrevi a fazer, tenho para mim que não é uma receita fácil e penso que não iria resultar, mas um dia dá-me na cabeça para fazer, sei lá…

    Tal como eu disse, ficaram uns suspiros lindos, perfeitos e muito docinhos para a bébé !

    Beijinhos

    Gostar

  5. Susana

    Olha que giros!!! Eu também já fiz em azul para a baby-shower do meu sobrinho 🙂 Em cor de rosa também ficam lindos. E para esse evento combina tão bem… parabens!

    Beijinhos

    P.S- Já há algum tempo que por aqui não passava (falta de tempo;), e vejo que há mudanças no blogue. Está muito chic!

    Gostar

Deixe uma Resposta

