Bolo e Aniversário: a perfeita simbiose

Há treze anos e alguns meses andávamos os dois a escolher o bolo de casamento. Quanto ao exterior, entendemo-nos logo (ele aceitou a minha escolha), mas quanto ao sabor do bolo quase houve necessidade de um referendo nacional. Nunca pensei que a tarefa fosse tão difícil. Eu gostava que fosse bolo de frutas, o típico bolo inglês, e o meu preferido. Ele retorquia que preferia que o bolo fosse simplesmente de caramelo. O pasteleiro olhava impávido para nós a pensar de certeza que estávamos a fazer de um pormenor uma extensa argumentação. De repente, interrompeu-nos, começando por dizer que não pretendia  intrometer-se na nossa decisão mas que tinha uma possível  solução para o nosso dilema. Ficámos os dois parados a olhar para ele, ambos com ar muito sério.

Como o bolo tem vários andares, por que não serem uns andares de caramelo e outros de frutas? Ficariam satisfeitos se os fizesse intercaladamente?

Achámos a ideia bastante conciliadora e aceitámos logo a proposta do pasteleiro.

Hoje, para o dia do aniversário do meu marido a escolha do bolo foi simples. Do forno saiu um bolo de caramelo. Para o tornar ainda mais apetitoso, decorei-o com um coberto de noz, o favorito do meu marido.

Este é o tradicional bolo de caramelo que se faz aqui nos Açores por altura do Natal.

Tanto a receita do bolo como a do coberto foram retiradas do caderninho de receitas da minha  mãe. Esta cobertura é deveras deliciosa.

Ingredientes para o bolo

4 ovos

500 g de açúcar

500 g de farinha

250 g de manteiga

 1 chávena e meia de leite

4 colheres de chá de fermento

Queimam-se 200 g de açúcar e junta-se o leite quente. Ferve até derreter o açúcar e deixa-se arrefecer.

Bate-se a manteiga com as 300 g de açúcar restantes e as gemas até fazer creme.

Junta-se o caramelo, a farinha, o fermento e as claras em castelo.

Ingredientes para o coberto

500 g de açúcar

500 g de leite

1 chávena e meia de nozes picadas

1 colher de manteiga

Leva-se o açúcar a caramelizar. Quando já estiver todo derretido e com uma cor dourada (evitar que fique muito escuro) adiciona-se o leite e mexe-se até o caramelo dissolver-se por completo (cuidado que pode salpicar ao início dada a diferença de temperatura).

Adiciona-e a colher de manteiga e as nozes picadas.

Mexe-se de vez enquando (lume brando/baixo).

Quando o preparado fizer ponto de estrada está pronto a ser colocado no bolo.

Aquando da colocação do coberto deve-se fazer subir o recheio para as paredes exteriores do bolo . Para o efeito utilizo uma espátula. O caramelo ao arrefecer fixará as nozes ao bolo, deixando o topo idêntico às laterais.

16 thoughts on “Bolo e Aniversário: a perfeita simbiose

  1. Ondina Maria

    Vês? É por causa dessas coisas que não me caso! Mas por acaso não penso que a opinião do Vel em relação ao bolo fosse diferente da minha. Temos um favorito para este tipo de ocasiões: lua de mel (lol, até o nome é apropriado) rectangular (pois é baixinho e a cobertura de chocolate fica mais intensa do que no formato redondo). E pronto, afinal já me podia casar… ou não! Parabéns ao maridão, que teve direito a um bolo maravilhoso 🙂

    Gostar

    • foodwithameaning

      É bastante doce sim. Com este seu comentário reparei que havia um erro na receita. Leva menos 300 g de açúcar do que constava. Já editei a receita. Encontra-se correta agora. Mesmo assim, não é um bolo para diabéticos. bjs

      Gostar

  2. Patricia

    Deve ser delicioso! há muito que ando a pesquisar uma receita de bolo de caramelo, e finalmente acho que encontrei a receita perfeita! vou experimenta! no entanto tenho uma duvida…a manteiga é derretida?obrigada!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s