Play it with a slice of cake…Convidei para Jantar

Bolo Invertido de Tomate-Uva

Presencia-se a escuridão total. Sente-se a ansiedade simultânea de os ver surgir, a qualquer momento, no palco. Uma multidão cerca-me,  com encontrões inusitados, envolvida no mesmo objetivo. Sentem-se os primeiros acordes de Electrical Storm, a música escolhida para a abertura do espetáculo. Ouve-se um grito uníssono proveniente de milhares de gargantas antes misteriosamente silenciadas.  A ausência de luz permanece, fazendo lembrar uma momentânea cegueira. Todos os sentidos se encontram fundidos  em sons distintos e melodicamente combinados. Todos os olhares seguem na mesma direção. Assiste-se à histeria total, quando vários focos de luz se cruzam no palco.

E tenho os U2 ali, ao vivo, a umas anónimas cabeças de distância de mim.

Muitos minutos de hits  transportam  memórias e fazem com que  peles multiculturais respirem e transpirem emoções. Ouvem-se assobios e aplausos impulsivos.

Segue-se The Hands that Built America.

Bono estende a mão com o micro para a multidão. Cantamos juntos o refrão. Repetimo-lo coletivamente sozinhos agora.

 

And these are the hands, that built America
(The Irish, the Blacks, the Chinese, the Jews)
Ah, ah ah, America / Hand
(Korean, Hispanic, Muslim, Indian)
 
 
Ingredientes
 
150 g de manteiga
4 ovos
100 g de açúcar
1 frasco de compota de tomate
tomates-uva inteiros para preencher o fundo da forma
400 g de farinha
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/4 colher de chá de sal
200 ml de leite (usei natas)
caramelo líquido (meio frasco)
 
Preparação
1. Aqueci o forno a 180 graus.
2. Untei uma forma redonda alta  com caramelo líquido. Dispus os tomates.
3. Numa tigela bati a manteiga, o açúcar e as gemas, até obter uma mistura cremosa.
4. Juntei a compota de tomate e incorporei-a muito bem na massa.
5. Acrescentei a farinha e o fermento até estarem bem misturados.
6. Adicionei as natas  e bati muito bem até a massa estar bastante homogénea.
7.Verti a mistura sobre os tomates-uva
8. Levei ao forno (mantive a temperatura de 180ºC) até ao bolo estar cozido (cerca de uma hora)
9. Deixei arrefecer por completo.
10. Passei uma faca pelas extremidades e, com cuidado, virei para o prato de servir.
 
Com este post, participo no passatempo “Convidei para jantar…“, criado pela Ana, e acolhido, este mês, pela Vera, que escolheu como tema a Música. 

16 thoughts on “Play it with a slice of cake…Convidei para Jantar

  1. vera ferraz

    Olá Patrícia, obrigada pela participação!
    Este é um bolo diferente e ousado! A combinar com os convidados! Eu adoro doce de tomate e uma vez fiz muffins de tomate e noz. Gostei bastante por isso imagino que este bolo fique delicioso!
    Boa semana,

    Abraço!

    Gostar

  2. Ondina Maria

    Apesar de não ser fã dos U2, já vi um concerto deles. Fui com os meus amigos, que são muito fãs, e aproveitei para apreciar o espetáculo como um todo. A estrutura que eles movimentam é impressionante. E claro, lá cantarolei os hits que conhecia e foi um excelente dia na companhia de amigos meus que não se conheciam entre si e que tive a oportunidade de juntar.
    Quanto ao bolo, estou curiosa. Adoro doce de tomate, logo devo gostar deste também 🙂

    Gostar

  3. Maria

    Olá Patrícia!
    Que bolinho delicioso. Adorei a cor! Sabes que cada vez gosto menos de bolos de massa clara… prefiro os escuros, mais densos e húmidos.
    Quanto aos U2… uma banda que adoro desde a infância e que tive o prazer de ver ao vivo, em outubro de 2010, em Coimbra. Um dos melhores momentos da minha vida.
    Os U2 são e continuam fantásticos.
    Bjs.
    Maria

    Gostar

  4. Ginja

    Patrícia,
    um bolo irreverente e original, achei a ideia dos tomates perfeita e tão diferente.
    Deve ser tão bom, a avaliar pela foto da fatia 🙂
    Fico aqui já a salivar e a lembrar-me de algumas músicas dos U2 que gosto.
    Um beijinho.

    Gostar

  5. Alice

    É a primeira vez que vejo um bolo de tomate e confesso que estou rendida! Deve ser maravilhoso, que bela receita!! Original e arrebatador, assim como o texto que por momentos me transportou para esse concerto fabuloso dos U2! E pensar que deram dois na minha cidade, mas com tanta loucura na procura de bilhetes acabei por não conseguir arranjar nenhum:( Mas já fico contente por este vislumbre 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  6. Nita

    Bolo de tomate…Uau..e que aspecto divinal! Tenho mesmo de experimentar, ou não fosse eu fã incodicional do Sr Tomate. Em relação a escolha musical, um grande nome sim senhor, históricos e com uma posição social admirável.Parabéns …Sobrou alguma fatiazinha? Beijocas

    Gostar

  7. sao33

    A escolha do convidado é das melhoras pois se eu participasse seria a minha escolha ,pois admiro tanto como cantor como pessoa .
    Adorei o bolo ficou divino.
    Tenho andado perdida daqui do teu cantinho pois os blogs da worpress não aparecem no painel do bloger.
    Vou pôr para ser notificada por email.
    bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

