Morangos frescos em setembro? Sim é possível.

Scroll down to content

Os nossos morangueiros já deram o que tinham a dar há muito tempo. No entanto, e há cerca de uma semana, numa ida a um vizinho que tem estufas encontrei morangos fresquinhos. São os últimos – disse-me ele- daí serem pequeninos.  Como por norma faço uma sobremesa aos fins-de-semana elegi este bolo recheado para me despedir do verão. O sabor concentrado dos morangos, talvez por serem pequenos, combinou na perfeição com o ananás, contrastando assim com o chantilly levemente adocicado e abaunilhado.

Ingredientes 

1 pão de ló (se pretender que fique em formato redondo e se não tiver tempo para fazer o bolo).  Fiz esta receita da Mar mas em formato retangular.
3 caixinhas de natas (200 ml cada)
açúcar a gosto (vou adicionando às natas e provando até ficar a meu gosto, pouco doce)
1 lata de ananás ( utilizei a calda para regar o bolo)
morangos para o recheio e para decorar
aroma de baunilha (1 colher de café)
 

Modo de Preparação

1. Bati as natas com o açúcar.
 
2. Adicionei o aroma de baunilha e bati mais um pouco.
 
3. Piquei o ananás em bocadinhos pequeninos. Escorri. Sequei com papel de cozinha.
 
3. Lavei os morangos. Piquei uma parte deles aos bocadinhos para o recheio.
 
4. Cortei o pão de ló em camadas na horizontal. (apenas cortei em duas mas é preferível ser em 3)
 
5. Reguei a primeira camada com calda da lata de ananás.
 
6. Coloquei uma camada de chantilly, a fruta picada e cobri com outra camada de chantilly.

7. Fiz o mesmo procedimento à segunda camada de pão de ló.

8. A última camada ou a tampa do bolo é regada com a calda do ananás – de pernas para o ar- antes de ser colocada por cima.

9. Utilizei  o resto do chantilly e a fruta separada para a decoração final.

 

A alteração do pão de ló pelo bolo de iogurte concorreu para uma intensificação de sabor, ficando o bolo igualmente leve e fofo.

Continuação de uma boa semana!

Patrícia

8 Replies to “Morangos frescos em setembro? Sim é possível.”

  1. Patrícia, este bolo lembrou-me dos meus aniversários em miúda. A minha mãe fazia sempre bolo de morangos e chantilly: a massa era tipo pão de ló e o bolo era recheado com morandos laminados e chantilly. Depois era barrado com chantilly, colocavam-se os morangos e o restante chantilly para enfeitar! Até parece que sinto o sabor na boca! Que maravilha de recordação que me trouxeste 🙂

    Gostar

  2. hmm…que delícia, parece que ficou um bolo bem fresco, até me cresce água na boca. Eu aqui pela Quinta, agora sozinha, vou dando conta dos mini-cheesecakes. Agora tudo tende a durar mais tempo.

    Desejo-te boa sorte para a nova colheita de uvas-da-serra, e já agora uma dica, tenta também explorar os caminhos laterais ao principal por vezes há mais abundância de frutos aí.

    Gostar

  3. Olá Patrícia,
    este post deixou-me saudosa… dos morangos doces e deste bolo, que a minha mãe fazia tantas vezes na minha infância! A diferença para o teu é que ela o rega com sumo de laranja natural, não usando a calda do ananás.
    Ficou perfeito para fechar o Verão e celebrar as frutas! 🙂
    Já me ri com o teu comentário da couve-roxa 🙂 Até fui acima ver se não me tinha enganado, hehehe.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Olá, Patrícia. Gostei da receita de cima (também ando com receitinhas leves), mas os meus olhos pararam nesta. Digna de festa. Linda e, certamente, deliciosa. Este ano, poucos morangos comi. Achei-os desenxabidos. Tenho que começar a cultivar os meus.
    Um beijinho,
    Ilídia

    Gostar

  5. Com uma base neutra, o brilho pode ir para os frutos que quisermos. É assim com este bolo. Tão a deixar adivinhar frescura e leveza. Já experimentei o bolo de iogurte associado a morangos e a natas. Mas não com o ananás. Uma boa ideia. Hoje esteve à minha mesa. Bolo de iogurte pelo aniversário do meu marido. É um dos preferidos dele:)

    Um beijo.

    Mar

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.