Indignação

Hoje, sábado, levantei-me cedo. Tão cedo como nos dias de trabalho. Às vezes penso que tenho o corpo programado no modo semana em que as sete significam o despertar. A semana que passou representou muito trabalho: os últimos testes a corrigir, as últimas explicações e a ansiedade inerente ao ficarmos a saber se os meus explicandos melhoraram o seu desempenho, as aulas contadas nas diferentes turmas para que tudo bata certo, muita documentação da direção de turma entre mãos, papéis para entregar a este e àquele, o gabinete disciplinar da escola, que é da minha responsabilidade, a verter registos e estatísticas por todo o lado, a referência de que existem vários relatórios para fazer, o início da elaboração das grelhas de avaliação final…Tudo isto me consome (e a toda a classe docente) mas infelizmente não me emagrece.

Esta semana foi também marcada por um facto que me causou moléstia, que acabou por ter uma dimensão superior comparativamente ao que foi atrás referido, que me fez refletir diariamente sobre a sociedade e uma série de valores, como o respeito pelo trabalho dos outros e a honestidade. Fui alertada por uma amiga que havia uma página no Facebook sobre culinária, cujo nome não interessa, até porque foi desativada no final da semana, que copiou integralmente as receitas de várias pessoas, quase todas detentoras de blogues de culinária. Mais grave do que isto foi a atitude da (ir)responsável pela página em tomar como suas as fotos que exibiu, ostentando o chavão que utilizava em letras garrafais e logo abaixo, ainda em cima da imagem, o nome da própria pessoa.

Dei-me ao trabalho de percorrer a página, que apenas tinha sido criada no mês de maio, e vi desfilar uma série de receitas e fotos minhas publicadas no Receitas ao Desafio e aqui no Foodwithameaning totalmente molestadas por uma marca usurpadora. Senti-me triste, desolada, enfim, roubada. Compreendo que quanto a receitas é difícil conferir-lhes uma autoria primordial, uma vez que viajam de blogue em blogue e por vezes não é fácil recuar à origem. Outras têm como fonte o caderninho de receitas cá de casa, a vizinha, a colega de trabalho… Contudo, e no que concerne a fotos, a história é outra. Quem me está a ler deve pensar que me considero uma fotógrafa profissional e que as minhas fotos são de uma qualidade superior. Nada disso. Quem me conhece sabe que tenho uma máquina modesta, apesar de ter bastante significado por ter sido uma oferta do meu marido. Mas também tenho uma memória visual bastante apurada e conseguirei sempre identificar as minhas fotos, mesmo as mais antigas. Foi o que aconteceu esta semana na página de Facebook de outra pessoa, de alguém que é minha conterrânea, que mora aqui na freguesia ao lado. O que lhe custava colocar o link de onde tinha retirado a receita e a foto? Poderão estar a pensar que estou a dar importância demasiada a este assunto, mas foi assim que senti as coisas e respeito quem não se importar que o mesmo lhe suceda. Para mim, o que aconteceu, e sei que continuará a acontecer no ciber-espaço, foi uma grande falta de respeito pelo trabalho dos outros e uma evidente inexistência de honestidade. Com estas palavras sinto que exorcizei alguma tristeza, mas continuo a sentir desprezo por certas atitudes da raça humana.

Para me sentir melhor fui tirar umas fotos numa zona  selvagem do meu jardim a que eu chamo de jardim das papoilas. Lá as papoilas são as rainhas e as ervas verdes os seus súbditos.

14 thoughts on “Indignação

  1. Ondina Maria

    Compreendo perfeitamente o que queres dizer, Patrícia. Deve ser muito mau encontrar as nossas fotos usurpadas por alguém. As receitas, é naquela, podia ter acontecido as ideias serem muito semelhantes. Ainda assim acho que mesmo que algo tenha servido de inspiração, deve ter os devidos créditos. Mas isso das fotos é muito indecente. Infelizmente há-de sempre acontecer. Por acaso nunca vi nada nosso usurpado e utilizado noutro lado qualquer, mas a verdade é que também não procuro. De qualquer forma penso que este tipo de situação deva ser algo inevitável para todos os que têm um blog 😦
    Lindas essas papoilas! Quem me dera ter um jardim e ainda mais com parte selvagem! É o que digo: tenho que me mudar para os Açores 😀

    Gostar

  2. Lily

    Bom dia Patrícia. Li tudo com atenção e é de lamentar que as pessoas ao invés de se preocupar consigo e em melhorar sejam limitadas ao ponto de se limitarem a usurpar o trabalho dos outros, sim porque dá trabalho. Por acaso ainda não me esbarrei com situações dessas, mas no dia que acontecer irei sentir-me tal como tu, ou ainda pior. Infelizemente continuam a haver pessoas com muita falta de carácter, sem vida própria, sem imaginação própria e sem qualquer ponta de auto-estima. Afinal, qualquer que sejam a qualidade disto ou daquilo, desde que seja nosso e verdadeiro é de valor. Bom fim-de-semana 🙂 e pensa que, de facto, tiras boas fotos, tão boas que foram motivo de curiosidade do alheio.

    Gostar

  3. Ginja

    Estão lindas as tuas fotos, fizeste mesmo bem em ir espairecer e tirar belas fotografias para esquecer tristezas.
    Infelizmente acontece e não é o primeiro caso nem será o último. Concordo plenamente contigo, é uma falta de respeito pelo trabalho de outra pessoa. Por enquanto ainda não tive nenhuma chatice dessas, mas sei que quando acontecer me sentirei da mesma maneira. Não custa nada dar os créditos e até fica bem à pessoa que o faz.
    Fica bem, tem um dia feliz e cheio de fotografias lindas 🙂
    Beijinho.

    Gostar

  4. cozinhadaduxaduxa

    Olá minha querida Patrícia, não te quero sentir triste.
    Tens imensa razão no que dizes e sentes. Ontem, tive oportunidade de observar esse triste incidente, não estava a acreditar no que estava a ver, acredita que foi dificil, ler as palavras da pessoa em questão, a tentar justificar o que era injustificável.
    Sei o que sentes, passei pela mesma situação no inicio do blogue. Tal como tu, desabafei, e senti-me claramente melhor. Não é possivel evitar este tipo de práticas, nem mesmo com a marca de água, as pessoas continuam a colocar outros nomes por cima do original, estamos todos um pouco à mercê destas pessoas.
    Gostei muito das tuas papoilas, são umas flores tão lindas, encantam tudo ao seu redor.
    Um grande beijinho.

    Gostar

  5. gisela

    Como eu te compreendo Patricia, é de uma falta de respeito tomar por nosso aquilo que tanto trabalho deu a alguém a fazer. Não interessa se as fotos são boas ou más, o que interessa é que são nossas. Também já me aconteceu ver uma receita minha com a respectiva foto numa pagina do facebook. Era uma página aberta em qualquer um pode lá publicar, eu denunciei ao administrador da mesma, e no mesmo dia foi apagada.
    Mas continua a haver gente sem escrupulos, o que vamos fazer?
    Um beijinho e bom fim de semana

    Já me esquecia, adoro papoilas

    Gostar

  6. Monica

    Patrícia é uma falta de respeito, a pagina foi bloqueada nao infelizmente nao faltam pessoas a fazer isso. Nao fiques triste com isso, continua a ser quem és porque quem rouba as fotos é porque gosta mas nao sabe fazer:) coitados!
    As fotos do jardim estao lindas, será que também vão fazer jeito aos ladroes? Eheheh

    Beijinho

    Gostar

  7. foodwithameaning

    Amigas, obrigada pela vossas palavras e pelo vosso carinho. Temos de continuar a denunciar quem tem atitudes usurpadoras. Apesar desta ser uma realidade nos nossos dias em vários aspetos do quotidiano, não é necessário ser muito instruído para diferenciar o certo do errado.
    Um beijinho especial para todas.
    Patrícia

    Gostar

  8. Luisa Alexandra

    Também eu fui alertada que as minhas fotos estavam na página a que te referes, e evidentemente não gostei da atitude. Ainda para mais eu coloco sempre marca de água nas minhas fotos, exactamente por causa deste tipo de “incidentes” que, infelizmente, não é a primeira vez que ocorrem com as coisas que eu coloco no meu blog. O bom senso das pessoas é algo que não se compra nem se poderá nunca adquirir de qualquer modo, ou se tem ou não se tem, nasce connosco. E vai-se aprendendo a moldar. Existem pessoas mesquinhas que, por fazerem uma pesquisa no google e encontrarem fotos, as tomam como suas e as exibem com orgulho sem sequer pensarem que o Mundo é tão pequeno que mais cedo ou mais tarde a verdade vem ao de cima.
    Não sabia que a pessoa em questão era tua vizinha, que coisa feia! Vindo de alguém assim próximo, e mais ainda com a desculpa esfarrapada que deu! Parvoíce!
    Devemos sempre estar alerta e denúnciar casos como este, não é fácil manter um blog e tenho a certeza que todas nós que os temos o fazemos por gosto, não para chegar uma espertinha qualquer sem mais do que fazer e roubar a torto e a direito o que não lhe pertence.

    Beijinho.

    Gostar

  9. Ilídia

    Já me tinham dito que era só uma questão de tempo. Que havia muita gente a ter atitudes desonestas. Também encontrei uma foto minha (se calhar, até havia mais). E provavelmente haverá outras pessoas a fazê-lo, sem que cheguemos a descobrir. O que temos de fazer é isso mesmo. Denunciar. E relaxar. Pensar que o nosso blogue é um todo. Um conjunto de textos, de reflexões, de fotografias. Bocadinhos de nós. E a essência de cada blogue (o mais importante de tudo), não nos poderão roubar. Podem até tentar, mas não conseguem. A mim, alivia-me essa certeza. Quanto às fotografias, temos que estar atentas e denunciar. Olha, apeteceu-me roubar-te umas papoilas dessas 🙂
    Beijinhos e bom domingo.
    Ilídia

    Gostar

  10. Madalena Ribeiro

    Bom, em primeiro lugar, já vou gamar as tuas belas fotos das papoilas… ;)))
    Sei o que estás a sentir, porque também já me aconteceu em 2 blogs, e também já soube de 2 publicações de receitas muito semelhantes a minhas em revistas de culinária à venda no mercado. Não acho nada que estejas a exagerar, eu também fiquei fula e até cheguei a desactivar a página. Pode ser uma “pequena coisa”, mas aborrece, e desonestidade é desonestidade! Para mim, roubar dinheiro ou roubar uma ideia é a mesma coisa ou até pior.
    Posto isto, não ligues, amanhã já nem te lembras 😉 Só te roubam porque tens muita qualidade!
    Beijinhos grandes, bom domingo e TOCA A POSTAR!!!
    Madalena

    Gostar

  11. pipoka

    Tens toda a razão em estares indignada. Foste vítima de um roubo descarado… As fotos são tuas, são fruto do teu trabalho e criatividade… usá-las sem pedir é uma violação aos direitos de autor. Sabes o que me indigna ainda mais, é que muitas vezes esses sites que nos roubam fotos e receitas, fazem-no para ganhar dinheiro à nossa custa… São os nossos conteúdos que alimentam as visitas desses sites pejados de publicidade…

    bjs

    Gostar

  12. Susana

    Fiquei satisfeita por essa página ter sido bloqueada da net. Como já te disse acho uma falta de caráter e um abuso para com o nosso trabalho. Os antigos costumam a dizer e com razão ” o que é roubado não brilha” e assim foi! 🙂

    Beijinhos

    Gostar

  13. ANA BRANDAO

    Olá Patricia,

    é só para lhe transmitir a minha total solideriedade e dizer que e´de muito mau gosto estas atitudes.Tem todo o meu respeito e é necessário denunciar estas faltas de carácter sempre que assim seja necessário .Beijinhos Ana

    Gostar

Deixe uma Resposta

