Folar Açoriano

É oficial. Amanhã os meus pais vão acender o forno de lenha para a nossa fornada de folares da Páscoa. Amassar e cozer à moda antiga, como era feito no tempo da minha avó e bisavó. Mal posso esperar. As crianças também estão entusiasmadas porque vão poder fazer os biscoitos que já publiquei aqui. Estes são colocados no forno depois de retirados os folares e fazem a alegria das crianças porque é-lhes dada a possibilidade de darem asas à imaginação enquanto moldam a massa.
A verdade é que oficiosamente já foram saindo folares da minha cozinha, amassados de forma mais moderna, na Bimby, e cozidos de maneira menos tradicional, no forno elétrico. Os ingredientes são os mesmos. A forma de confecioná-los é que varia. Por isso, descrevo abaixo as duas versões.

Ingredientes

800 g de farinha
100 g de manteiga
3 ovos
10 colheres de sopa de açúcar (200 g)
250 ml de leite
1 saqueta de fermento granulado
1 colher de café de canela (opcional)
1 colher de café de sal fino
raspa de meio limão
1 ou 2 ovos cozidos com casca de cebola para enfeitar o folar
1 gema de ovo para pincelar o folar

Preparação na Bimby (testada e com o resultado à vista)

1. Coloca-se no copo o leite, o fermento e o sal e seleciona-se 37 graus, 2 minutos, Vel.1.
2. Juntam-se os restantes ingredientes, com exceção da farinha. Marca-se 2 minutos, Vel 3.
3. Adiciona-se a farinha aos poucos com a máquina em funcionamento. Marca-se 3 minutos, Velocidade Espiga.
4. Retira-se a massa do copo e deixa-se levedar em recipiente tapado e em local morno.
Obs. Costumo envolver o recipiente com uma toalha de cozinha para mantê-lo bem abafado.
5. Passadas 4 horas retiro a massa e coloco-a numa superfície enfarinhada. Vou polvilhando a massa com farinha até se soltar dos dedos.

6. Separo um pouco de massa para as duas tiras do folar e faço uma bola com o resto.

7. Insiro o ovo ou ovos no centro do folar e faço uma cruz com as tiras de massa reservadas.

8. Pincelo com ovo batido. O folar fica mais bonito e lustroso.

Obs. A minha avó costumava pincelar apenas com leite.
9. Levo a cozer em forno pré-aquecido e a 180 graus durante cerca de 35 a 40 minutos.

Preparação Tradicional (ainda não testada por mim)

Dissolve-se o fermento num pouco do leite morno. Em seguida faz-se uma massa com o fermento diluído, 100 g de farinha e uma colher de sopa de açúcar. Deixa-se levedar cerca de 30 minutos em local morno.
À parte amassa-se a restante farinha com os ovos, e o restante açúcar e leite. Amasse até a massa estar leve e arejada. Acrescenta-se a manteiga derretida, a raspa de limão, a canela e o sal. Mistura-se todos os ingredientes muito bem e acrescenta-se o fermento levedado. Continua-se a amassar até que a massa se desprenda das mãos. Cobre-se a massa com um pano e envolve-se o alguidar numa manta. Deixa-se levedar cerca de 5 horas em local aquecido.
Molda-se a massa numa bola, polvilhando com farinha até que se desprenda dos dedos e colocam-se os ovos cozidos em cima. Prende-se os ovos com tiras de massa. Pincela-se o folar com gema de ovo e vai a cozer em forno quente.
Cada folar é colocado em cima de uma folha de conteira, que, dizem os antigos, confere um sabor muito especial e rústico à base da massa.



Deixei arrefecer os folares, embrulhei-os em papel vegetal e decorei-os com um rico laçarote.


Um mimo de Páscoa. Os meus sobrinhos adoraram e os meus pais também.

E o interior está agora à vista. Deliciem-se!

Uma Doce e Santa Páscoa!

Patrícia

Se tiverem curiosidade de consultar uma receita de Regueifa podem fazê-lo no Receitas ao Desafio.

39 thoughts on “Folar Açoriano

    • foodwithameaning

      Obrigada pelo elogio ao folar. E quanto ao evento, acabei de chegar dele. Foi um dia bastante cansativo porque para além dos folares também fizemos pão e os biscoitos que estão acima mencionados. O forno a lenha dos meus pais já não era utilizado há muito tempo. Foi alvo de obras de beneficiação há poucas semanas e quisemos dar-lhe uso novamente. Foi essencialmente um dia em família e de muito trabalho. Como diz o meu marido: quem corre por gosto….
      Beijos

      Gostar

  1. La Chef

    Bom dia Patrícia 🙂
    Tenho saudades desses rituais. Folares ainda não me dediquei ao assunto, mas eles começam a espreitar pelos blogues e este está de se lhe tirar o chapéu. Anitgamente tinha sempre o doce e o salgado que adorava torrar e comer com manteiga.
    Então e folar de carnes de Gimonde?

    Gostar

    • foodwithameaning

      Olá.
      Quanto a estes rituais, só há uma solução: arregaçar as mangas! Com forno a lenha ou elétrico costumo dizer que querer é poder. No norte o folar salgado é o preferido. Habituei-me ao de carnes quando conheci o meu marido e costumo fazê-lo cá em casa para ele matar saudades da terra, mas, admito, que nunca fica como o feito pelas maõs da mãezinha dele ou das mulheres sábias lá da terra.
      Um abraço

      Gostar

  2. Maria

    Adorei o teu folar! Fez-me lembrar a minha terra…
    Não fazia ideia de que aqui na Terceira havia a tradição de fazer fornadas de folares! Julguei que a massa sovada fosse a rainha desta época!
    De qualquer modo, ainda há uns dias a minha mãe me mandou um feito por ela… uma delícia… simples, com manteiga ou queijo… e uma caneca de leite frio… Saudades!
    Uma Páscoa feliz para ti!
    Maria

    Gostar

    • foodwithameaning

      Que mãezinha atenciosa. Deves-te ter consolado com o folar feito por mãos experientes. Também acho que podemos apreciá-lo simples ou com acompanhamentos. Eu gosto imenso dele torrado com manteiga.
      Uma doce Páscoa para ti e para os teus rapazes.
      Patrícia

      Gostar

  3. Ilídia

    Este ano ainda não fiz nada “pascal” 🙂 Há de ser no fim de semana. Está lindo, o teu folar. E as fotografias também. Tenho saudades de uma tarde “de forno a lenha”. A última foi no passado verão, quando fizemos pizzas, em casa da minha mãe. Deu-me saudades 🙂
    Um beijo,
    Ilídia

    Gostar

  4. Graça

    Patrícia, já testei e aprovei este folar. Não sem alguns percalços pelo caminho. A massa ficou demasiado mole e tive de adicionar farinha mas depois disso correu tudo bem. Para onde posso enviar as fotos?
    Obrigada pelo incentivo.
    Graça

    Gostar

    • foodwithameaning

      Desculpa Graça por ontem não ter vindo cá responder-te e agradecer-te. Nem imaginas como fiquei contente por teres reproduzido a receita. Sabes, é suposto a massa do folar ficar mole, mas se acrescentaste mais um pouco de farinha e ficou bem é o que interessa.
      Tenho de fazer umas modificações no blogue. Lembrei-me agora que não disponibilizei um email para quem me quisesse contatar. Quero mesmo ver as fotos. Agora deixaste-me ansiosa.(pat_almeida@yahoo.com).
      Um abraço
      Patrícia

      Gostar

  5. Mia

    Sou Américana, (com Avos Acroreanos) mas vou-me fazer um folar amanha, para Páscoa..! Eu lembram a primeira vez que a minha avo vi o meu ‘massa sovada’… Ela estava tão admirada, e orgulhosa, que eu podia fazer uma ‘folar’ tão bonito e gostoso..!! Naquele tempo, só tenha 21anos de idade. Desculpe de atentar escrever em português… Como eu disse, sou Américana, sim educação na língua portuguêsa..!

    Gostar

    • foodwithameaning

      Bem-vinda ao meu blogue. When you feel like visiting my blogue you can leave your messages in English. Maybe it is easy for you. But I understood everything you wrote in Portuguese. Are you grandparents from Terceira or from other island? Is your recipe similar to mine? Did you take a picture of your folar? I would like to see it.
      A happy Easter for you and your family.
      Patrícia (pat_almeida@yahoo.com)

      Gostar

  6. Rita

    Gosto tanto de folar e o teu está tão bonito. Aquele interior fofinho faz as minhas delícias. E que bonitas tradições na tua família, fazerem os folares à moda antiga e a criançada fazer biscoitinhos. Deve ser uma Páscoa muito animada. 🙂 Beijinho e boa Páscoa!

    Gostar

    • foodwithameaning

      O dia dos folares foi bem animado. Os netos todos em casa dos avós. Muita gente para almoçar e jantar. A azáfama própria da preparação do forno, da massa de folar, dos biscoitos. Foi um dia grande, sem dúvida, e divertido, especialmente para a criançada.
      Uma Páscoa Feliz!
      Patrícia

      Gostar

  7. Tina Dutra

    Olá Patrícia, ainda não percebi de que ilha és, pois só li os comentários 😀
    Eu sou faialense, mas a viver no continente há 26 anos. Uma das coisas que tenho mais saudades desta época é de ir com a minha mãe para casa da minha tia fazer massa sovada e folares no forno de lenha gigante que há na cozinha. Era sempre um dia divertidíssimo, o meu primo e eu iniciávamos sempre a massa, adorávamos bater os ovos com o açúcar à mão, o que era feito num alguidar de barro muito grande.
    Agora tento recordar esses dias com um folar ou dois… 🙂 e quando me saiem bem fico muito feliz.
    O teu tá com ótimo aspecto, mesmo apetitoso.
    Uma Santa Páscoa para todos.
    Cristina

    Gostar

    • foodwithameaning

      Olá Cristina. Eu sou da ilha Terceira, mas o meu pai é do Faial e a minha mãe da ilha do Pico. Talvez os nossos pais até se conheçam. Que bom que te fiz recordar esses doces tempos da infância. Uma Páscoa feliz para ti e para a família.
      Um abraço
      Patrícia
      pat_almeida@yahoo.com (se quiseres enviar-me alguma mensagem)

      Gostar

  8. mar

    Curioso como estes rituais de lá de trás se propagam. E assim, apercebemo-nos de como coincidem, as memórias. Mais ou menos colectivas. Mais ou menos individuais. Ficou lindo, o seu folar. A fazer lembrar a que sabe a Páscoa.

    Uma Páscoa feliz aí na sua casa a ver o mar.

    Mar

    Gostar

    • foodwithameaning

      Querida Mar, foi sim uma Páscoa em família mas antecipada pelo quarto aniversário da minha Vitória. Dias coletivos sucessivos, portanto. Muita azáfama e muita alegria ao mesmo tempo. E com folar à mistura.
      E sei que lhe escrevo hoje e que amanhã começa novamente a labuta letiva e os dias repletos de rotinas. Tem de ser.
      Espero que a sua Páscoa tenha sido uma pausa agradável, aí onde a beleza dos montes é tão grande como a do mar.
      Um abraço
      Patrícia

      Gostar

    • foodwithameaning

      Olá Gisela, também sou fã de folares doces. Mas hoje apareceu aqui um folar salgado feito por uma amiga de Bragança. Conclusão: gosto de folares. E muito.
      Espero que a sua Páscoa tenha sido um momento em família e cheio de iguarias.
      Um abraço
      Patrícia

      Gostar

  9. Graça

    Patrícia peço desculpa por estar em falta para consigo mas não tive oportunidade mais cedo. Já enviei as fotos. A Páscoa sabe bem com folares doces!
    Cumprimentos, Graça

    Gostar

  10. ana

    Patricia,
    Estou a adorar conhecer as diferentes receitas tradicionais desta ëpoca!
    Eu sou viciada em farinha custarda, pq me faz lembrar a minha avö que a usava para fazer arroz doce e como eu näo gosto de ovos, continua a ser a minha receita favorita deste doce.

    bjs e boa semana

    Gostar

      • foodwithameaning

        Olá Maria. Acabei de enviar a receita para este mail mas novamente não foi entregue. Para testar o envio, enviei para mim também e recebi tudo em perfeitas condições. Tente enviar-me outro mail para onde possa enviar a receita.
        Patrícia

        Gostar

      • Maria Martins

        Olá Patricia
        Muito obrigada pela sua atenção, na verdade falta aí br. Então é assim:
        anavb@uol.com.br.
        Espero que desculpe,mas que envie outra vez,pois já avisei que ia receber a receita,por isso até agora ainda não disse nada.
        Obrigada mais uma vez
        Maria Martins

        Gostar

Deixe uma Resposta

