Um batido para o pequeno-almoço da Sú e o prazer de folhear livros de culinária

Por norma quem gosta de cozinhar vai investindo ao longo dos anos em livros de culinária. Nacionais ou estrangeiros, de chefes conceituados ou não, mais generalistas ou bastante específicos, comprar livros torna-se um verdadeiro vício, sendo muitas vezes difícil de resistir à tentação de uma capa que coloca em destaque pratos que obrigam os olhos a comer primeiro. Livros que lançam às mãos o desafio imediato de folheá-los e de ao mesmo tempo ir imaginado paladares, ocasiões, lugares… Recordo com bastante presença de memória os primeiros livros de culinária que comprei. Curiosamente nem foram ao longo do tempo os mais significativos em termos de receitas, mas facultaram-me desde sempre o prazer de admirar os pormenores das receitas e das ilustrações.Muitos foram comprados em feiras e saldos e guardo-os junto de todos os outros porque todos têm a minha estima por igual, apesar de o tempo (a fatídica humidade do ar açoriano) não lhes atribuir tratamento idêntico. No Receitas ao Desafio fiz há tempos referência ao livro A Mulher na Sala e na Cozinha, cujo post podem ver aqui. Este livro, como muitos outros da minha biblioteca, foi-me oferecido pela minha irmã. Ambos os meus irmãos são os responsáveis por muitos dos livros de culinária que tenho. A cada aniversário enchem-me com a surpresa de um novo livro. E sabem que fico radiante com isso. Este post serve também para agradecer-lhes o gesto.
Foi ao folhear um dos livros de culinária que me inspirei numa receita para participar no desafio lançado pelo blog Suvelle Cuisine que comemora o seu primeiro aniversário.

Para o pequeno almoço da Sú, cujo blog segue o lema “Nós somos aquilo que comemos”, fiz um batido de morango, maçã e muesli ligeiramente aromatizado com menta e adoçado com uma colher de chá de mel.



fonte: O Melhor das Nossas Famílias
Bimby

7 thoughts on “Um batido para o pequeno-almoço da Sú e o prazer de folhear livros de culinária

  1. Ondina Maria

    Adoro batidos ao pequeno almoço. Agora no Inverno aparecem apenas nos fins de semana em que me levanto mais tarde e o sol já vai alto, o que faz com que o dia esteja ameno e apeteça uma bebida fresca. Mas no verão são parte integrante até do pequeno-almoço nos dias de semana 🙂
    E gostei desta receita, acho que só retiraria o gelo (e colocaria 1L de leite, para compensar).

    Gostar

  2. panelasemdepressao

    Estou convencida que a Susana vai apreciar este batido. Parece-me que entraria na cozinha dela: saudável, nutritivo e ainda assim charmoso!
    Por aqui os batidos são recorrentes. No pequeno almoço de hoje constou um de bananas (congeladas), mel, leite e flocos de trigo integral.
    Um abraço!

    Gostar

  3. frango do campo

    Os batidos fazem parte dos pequenos-almoços de Verão, até porque há muita fruta do quintal para aproveitar.
    Também ando sempre a folhear os meus livros de culinária e a suspirar com as fotografias. Para a próxima faço um batido para acompanhar as leituras 🙂

    Gostar

  4. Alice

    Também partilho essa paixão pelos livros de culinária, adoro inspeccionar bem as páginas de receitas, ver as fotografias e ler os textos que as acompanham:)
    Esse batido parece-me delicioso e bastante saudável, vou ter que o experimentar um dia destes!! Uma belíssima sugestão e participação:)
    Beijinhos:)

    Gostar

  5. Ginja

    Também sou uma apaixonada por livros de culinária 🙂 Passo horas a olhar para as receitas e fotografias apelativas. E sempre que posso vou cuscar novidades nas livrarias!
    Este batido está bem saudável e nutritivo, perfeito para a Su.
    Um abraço.

    Gostar

  6. Su

    Patricia, e qual a pessoa que gosta de cozinhar que não é viciada em livros de culinárias?!
    Adorei a tua sugestão e creio que este fim de semana mesmo já experimento o teu delicioso batido acompanhado de um belo muesli.
    Muito obrigada pela participação.
    Um grande beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

