Chili

As comidas condimentadas são muito apreciadas cá em casa. Por vezes e tendo em conta as crianças temperamos os pratos de forma mais moderada, sem muito picante nem sal. Mas chili que se preze tem de ser minimamente ardente e este destacou-se também por este aspeto. Nesse dia as crianças tiveram direito a outra ementa.Teve de ser.

Ingredientes para o Chili

carne picada (vaca ou porco) – cerca de 500 gr
1 lata de feijão preto (usei encarnado)
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 chili média (malagueta)
1 lata pequena de tomate frito
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
oregãos, cominhos e pimentão doce
azeite e sal q.b

Coloquei azeite numa frigideira e levei a refogar a cebola , o alho, e o pimento até alourarem.
Juntei a carne ao refogado da cebola e fritei-a até ganhar uma cor esbranquiçada. Adicionei o tomate, as malaguetas, as restantes especiarias, o vinho e o sal.
Deixei cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos. Adicionei a água. Deixei levantar fervura novamente.
Provei. Retifiquei os temperos.
Recheei fajitas de trigo que enrolei e servi.

E teletransportámo-nos até ao México.

Refrescámo-nos com um copo de sangria caseira. Segui esta receita que publiquei há tempos no receitasaodesafio, a minha outra casa.

Ingredientes para um jarro de 2 litros

frutos silvestres frescos ou congelados ( 1 copo cheio para um jarro) Compro da marca Dujardin – mistura de frutos silvestres
1 embalagem de sumo Compal Vital frutos vermelhos (1 litro)
1 lata de 7up
1 limão (picado aos pedacinhos)
1 lima (picada aos pedacinhos)
1 colher de sopa de açúcar mascavado
2 paus de canela
folhas de hortelã a gosto
Juntei todos os ingredientes num jarro. Costumo colocar no congelador a embalagem de sumo e a lata de 7up cerca de uma hora antes de fazer a sangria para ficar bem fresquinha, mas também pode-se adicionar gelo à sangria.

Patrícia

8 thoughts on “Chili

  1. Ondina Maria

    Ontem fui ao supermercado e vi umas lindas malaguetas vermelhas a pedirem para ser compradas. Instantaneamente o meu pensamento foi “que belo chili que vocês dava”. Estava eu quase a tocar-lhes quando o senhor-lá-de-casa disse “não leves disso que já sabes que não gosto de comida picante”. Não trouxe. Mas hoje, à revelia, vou lá passar e trazer algumas, não só para fazer um chili como também para aromatizar azeite :p

    Gostar

  2. Ginja

    Um chili que te transportou até outras paragens! E bem regado com a sangria caseira 🙂 Um belo momento caseiro. Eu também tenho de ter algum cuidado com a dose do picante…o meu estômago é muito rebelde.
    Um beijinho.

    Gostar

  3. coffeeanddessert

    Adoro sangria… é mesmo uma das minhas bebidas favoritas e se for de frutos silvestres ainda melhor 🙂

    Pode perguntar à vontade, quando quero fazer uma hiperligação de qualquer site escrevo no post o nome do site, selecciono o nome e carrego em ALT+Shift+A (símbolo que parece um aloquete e que está na barra de formatação na parte superior da caixa de texto, quando escreve um post, do lado direito dos símbolos de alinhamento de texto). Aparece uma janela para colocar o URL (link) e o nome do site. Era isto queria?

    bjs

    Gostar

  4. gisela

    Um jantar 5 estrelas. Gosto imenso de chili, mas sempre que faço é sem picante que cá em casa não apreciamos. E acompanhado com uma sangria então fica perfeito.
    Um beijinho e bom domingo

    Gostar

  5. mar

    Olá Patrícia:
    Fiz chili uma vez. Depois de ter provado a versão de uma amiga muito especial. Perguntei-me por que é que nunca tinha provado. E feito. Por ter gostado tanto. Soube-me a reconforto. Lembro-me disso. Embora saiba que tenha escapado à parte “spicy”. Não consigo muito essa parte. Uma das minhas muitas limitações:)
    Lindas, as suas fotografias. A da sangria apetece mesmo beber:) Pena o meu marido não gostar. Memórias divergentes. Será por isso. Sangria, para mim, é Sevilha. Cada uma das noites longas e quentes, em Sevilha. Um dia faço sangria:)

    Um beijo.

    Mar

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s