Coelho assado à moda do caçador e um licor de vinho: sugestões para a passagem de ano

Tenho a sorte de ter um cunhado muito versátil. Para além da profissão que exerce, é mecânico, pescador, caçador e um cozinheiro exímeo. Esta receita pertence-lhe por completo. Ele é o autor da caça, o responsável pelo arranjo, tempero e confeção da carne. Pedi-lhe a receita e a autorização para publicá-la. Sentiu-se orgulhoso com o meu pedido, até um pouco envergonhado, confesso. Com a calma atropelada característca do seu jeito de falar, e entre pausas e reflexões, contou-me, à mesa da cozinha, todos os segredos que envolvem o tempero da carne e a preparação do forno de lenha onde o coelho foi assado. E eu anotei apressadamente todos os passos desta entrevista no meu caderninho, com receio de perder algum pormenor.

Ingredientes e Modo de Confeção

Depois de tirar a pele, lava-se o coelho com água temperada com sal e vinagre.
Parte-se o coelho em pedaços.

De véspera, coloca-se o coelho num alguidar. Faz-se um vinha d’alhos com bastante alho partido e cebola, massa malagueta, folhas de louro, colorau (pimentão doce), pimenta jamaica e pimenta branca, sal, sumo de um limão e o limão cortado em pedaços. Cobre-se a carne com vinho tinto e vinho branco de qualidade. Rega-se também com um pouco de cerveja.

No próprio dia, faz-se um refogado em azeite com uma cebola grande. Adiciona-se tiras de bacon e chouriço às rodelas. Polvilha-se com Goya Açafrão (mistura de alho moído, pimenta e açafrão)
Antes de se colocar o coelho numa assadeira para ir ao forno, coloca-se o coelho com o vinha d’alhos numa panela e dá-se uma fervura na carne (este é um dos segredos)

Retira-se da panela e coloca-se o coelho na assadeira. Põe-se o refogado com os fumados por cima. Envolve-se tudo. Coloca-se uma concha ou duas da água da fervura por cima do coelho antes de ir ao forno. Retifica-se os temperos provando o molho.

Três ou quatro horas antes de se colocar o assado no forno, deve iniciar-se o aquecimento deste, colocando-se toros de lenha até o forno estar bem quente. Depois deve-se controlar a temperatura até o forno estar num ponto intermédio para se colocar a assadeira e começar a cozedura da carne. Deve assar lentamente. (outro segredo).

Partilho também convosco um cálice de licor de vinho, também da autoria do meu cunhado. Mas ainda não consegui convencê-lo a dar-me a receita.

<

Brindo assim a chegada do ano 2012.

Cheers!

Patrícia

3 thoughts on “Coelho assado à moda do caçador e um licor de vinho: sugestões para a passagem de ano

  1. gisela

    Patricia, parece que somos umas sortudas. Também tenho um cunhado que é caçador e pescador. A almoço de dia de Natal foi caça que eu adoro. Mas não com esta receita que me parece divinal.
    Um beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

