Gratinado de Lulas com Legumes e sim já tenho tempo

Finalmente chegaram os dias de descanso de que tanto ansiava. Agora tudo é feito sem pressas, até as compras de natal que foram sempre adiadas por não haver tempo. A cozinha já vai sentindo o perfume a especiarias do bolo de natal, que se propaga pela casa. Já há tempo para folhear mais livros, para registar e eternizar momentos através da lente, para preparar com antecedência a ceia da consoada, que este ano vai ser especial porque é na minha casa nova. Uma quadra alegre, portanto, com tempo.

href=”https://foodwithameaning.files.wordpress.com/2011/12/dsc09034_blog.jpg”>

<

Ingredientes

1 pacote de massa Margharite (ou outra que preferir)
1 kg de lula limpa
bróculos
couve-flor
molho béchamel (fiz a receita do livro básico da Bimby mas poderão utilizar o de compra)
1 lata pequena de tomate triturado
1 cebola
4 dentes de alho
1 cerveja pequena
sal
pimenta branca
pão ralado aromatizado com ervas e alho

Cozi a massa. Reservei.
Cozi os bróculos e a couve-flor.Reservei.
Fiz o molho béchamel na bimby aromatizado com nós-moscada e pimenta. Reservei.
Refoguei a cebola com o alho. Adicionei o tomate triturado e a cerveja. Temperei com sal e especiarias.Deixei levantar fervura.
Adicionei as lulas limpas inteiras (previamente descongeladas). Deixei cozinhar e apurar o molho (porque as lulas destilam muito).

Coloquei no fundo de um tabuleiro umas colheradas de molho béchamel, de seguida uma camada de massa, o preparado com as lulas, mais uma camada de massa, os legumes e o resto do molho béchamel. Polvilhei com o pão ralado.
Levei ao forno a gratinar.

Ficou uma refeição bastante económica que rendeu oito porções generosas.

Boa semana a todos!
Patrícia

15 thoughts on “Gratinado de Lulas com Legumes e sim já tenho tempo

  1. mar

    Subscrevo as palavras da Luísa. Diferente e certamente apetitosa. Não sei se tem noção, mas vou ter mesmo de experimentar fazer. O meu marido adora lulas. E parece tão de fazer. Pelo gratinado, muito especialmente. Gostei disso do “sim, já tenho tempo”:) Eu não. A minha escola é privada. Os dias continuam como se nada fosse. Com as reuniões desta altura. E as tarefas todas que hão-de vir, nos dias a seguir. Mas vou marcar férias. Por estar mesmo a precisar. De tempo.

    Um beijo para si.

    Gostar

    • foodwithameaning

      Fico com pena por ainda não ter tempo, especialmente nesta quadra que deve ser vivida ao pormenor.
      Experimente então as lulas e diga-me se apreciaram o gratinado. É uma receita muito fácil de fazer que surgiu da necessidade de apetecer lulas mas de uma forma diferente. Quanto aos temperos, utilizei-os com bastante moderação e logo tive um marido transmontano que achou que as lulas precisavam de mais picante. Nada que ele não conseguisse resolver de imediato com umas gotas de tabasco.
      Já que me disse que o seu marido é apreciador de lulas, no receitas ao desafio publiquei há algum tempo uma sugestão de lulas com linguiça que fica mais condimentada e apetitosa, se desejar espreitar.
      Um abraço
      Patrícia

      Gostar

  2. Ilídia

    Imagino que este Natal seja mesmo especial. Os primeiros tempos na casa nova sabem muito bem. E os outros também, claro 🙂 Ando como tu, a adorar ter tempo. Já nem me lembrava bem como era 🙂 As lulas estão com um belíssimo aspeto. Beijinhos e até amanhã.

    Gostar

    • foodwithameaning

      Espero que amanhã (ESQUECI-ME QUE JÁ PASSA DA MEIA NOITE) aproveitemos bem o tempo com as bloguers terceirenses. Estou ansiosa para o nosso chá. Chás, consoada, “meninos mija”, passagem de ano. Tudo momentos deliciosos para a linha.
      beijinhos
      Patrícia

      Gostar

    • foodwithameaning

      Agradeço-lhe os votos natalícios. Sim, espero que o natal seja uma renovação em vários aspetos. A conjetura económica do nosso país tem obrigado a sociedade a repensar os verdadeiros valores, e à força. Que haja muita paz, saúde e trabalho.
      beijinhos
      Patrícia

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s