Costeletas com cubos de batata e ananás flamejado

Gosto muito de refeições agridoces, da conjugação de carne com fruta. Sinto que transforma o prato em algo mais leve. Lembrei-me de flamejar umas rodelas de ananás para acompanhar estas costeletas. Como já há muitos dias não comíamos fritos, resolvi atender às súplicas dos mais pequenos – e também do graúdo – e sairam diretamente da actifry estes cubinhos de batata com ervas aromáticas.
Este foi um jantar muito fácil de confecionar, adequadíssimo para esta altura em que em termos profissionais me encontro muito ocupada .

Ingredientes

4 costeletas de porco (lombo ou cachaço, como preferirem aí em casa)
8 dentes de alho
alho em pó
sumo de limão
pimenta preta

Descasquei os dentes de alho, cortei-os às rodelas e envolvi-os na carne juntamente com sumo de limão, alho em pó e pimenta preta. Reservei.

Descasquei as batatas. Cortei-as aos cubinhos e envolvi-as numa mistura de ervas aromáticas, azeite e sal fino. Levei a fritar 40 minutos na actifry sem adição de óleo.

Descasquei o ananás. Cortei-os às rodelas. Numa frigideira, polvilhei-o com açúcar amarelo (também se pode utilizar branco e até mascavado) e canela a gosto. Quando já estava douradinho de ambos os lados (repeti a operação do açúcar e da canela na outra face do ananás) verti um pouco de brandy e flamejei-o.

Preparei as costeletas utilizando a mesma frigideira do ananás (quanto menos loiça houver para lavar tanto melhor) Antes de as fritar, retirei-lhes os dentes de alho. Quando as costeletas já se encontravam prontas, coloquei-os na frigideira (juntamente com uns inteiros) e deixei-os estrugir levemente.

Uma sugestão simples mas saciante.

Patrícia

Advertisements

5 thoughts on “Costeletas com cubos de batata e ananás flamejado

    • foodwithameaning

      Sim são. Adoro queijo feta e achei que com a costeleta também ia bem. Misturas, como diz o meu marido. Depois até gostou da combinação. Acho que com os teus medalhões de porco esta receita também vai resultar muito bem.
      Bj
      Patrícia

      Gostar

  1. Patrícia

    Ginja e Duxa, fico contente por terem apreciado este prato. Como veem é muito simples de fazer e saboroso ao mesmo tempo. Até podemos intercalar as costeletas com o ananás flamejado e dispô-los numa travessa como se faz com o lombo de porco com laranja. Isto está claro quando temos mais gente em casa. Lá estou eu a conjeturar…
    Um beijinho para cada uma de vocês.
    Patrícia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s