Bolo de Limão em dia de aniversário da Mãe

Apesar de este aniversário ter acontecido no dia 3 deste mês, sábado passado, resolvi publicar esta receita hoje por ser um feriado religioso dedicado ao culto da Imaculada Conceição, num país em que a forte devoção a Fátima sai do santuário e percorre as aldeias de todo o país.
E como sabe bem um feriado ou um fim de semana! Parece ainda saber melhor quando coincidem com aniversários, especialmente quando celebramos uma data tão querida para nós como o dia de nascimento da nossa mãe. E o que se oferece às mães neste dia? Beijinhos? Flores? Prendinhas? A nossa presença? Eu e os meus irmaõs juntámo-nos e preparámos-lhe uma festa surpresa que contemplou todos os ingredientes atrás referidos. A azáfama começou cedo com a compra dos ramos de flores, dos presentes (sobretudo chocolates, os seus favoritos), com a confeção do bolo…(tudo no maior sigilo, mas sempre com receio de uma visita inesperada da parte dela que pudesse colocar em risco os planos). Estava tudo combinado entre os três filhos. Íamos buscar os netos mais velhos à catequese, já levávamos as mais novitas connosco e o bolo de aniversário, estacionávamos os automóveis a uns metros de distância da casa para não nos sentirem chegar (até nisso o cão foi cúmplice, porque nessa tarde não ladrou, nem nos veio receber de forma efusiva como de costume). Chegámos na hora e nos minutos exatos como pontualidade britânica em relógio suíço.E foi uma alegria a entrada dos quatro netos, todos em escadinha, do menor ao maior, como providenciado pelo protocolo, estabelecido segundos antes, a entregas das flores, dos sacos com as prendas e a disposição do bolo na mesa da sala de jantar, que emanava o perfume de citrinos. Foi uma dupla surpresa porque também tinham preparado para nós uma mesa fausta e luminosa que se refletia no brilho dos olhos das crianças que, em hora do lanche, sentiam dificuldade em hierarquizar as iguarias. Um dia feliz…

Para recordá-lo trago-vos este bolo de limão adaptado do bolo de aniversário da Dulce, uma amiga e colega de trabalho que teve a amabilidade de me entregar a receita do bolo depois de eu o ter elogiado na sua festa de anos. Atenções de uma amiga que não quis deixar de registar.

Ingredientes para o bolo

4 ovos
2 chávenas e meia de farinha
2 chávenas de açúcar
2 limões (sumo e raspa)
150 g de manteiga
1 chávena e 1/4 de leite
1 colher de sopa rasa de fermento
1 colher de chá de sal

Ingredientes para a cobertura

200 g de creme de queijo (utilizei Philadelfia)
6 colheres de manteiga sem sal
500g de açúcar em pó
1 limão (2 colheres de sopa de sumo; a raspa para decorar)

Bati as claras em castelo com a batedeira eléctrica.Reservei.
Na Bimby (borboleta Vel.3/4), bati as gemas com o açúcar e a manteiga durante três a cinco minutos.
Adicionei a farinha, o fermento, o sal, o sumo e a raspa dos dois limões e o leite.
Misturei todos os ingredientes durante mais um minuto.
Coloquei este preparado numa tigela.
Envolvi com uma colher de pau as claras em castelo.
Levei a cozer, em forma sem buraco untada e enfarinhada, durante 60 minutos em forno pré-aquecido.
Após estar cozido, retirei o bolo do forno e deixei-o arrefecer na rede.
Coloquei-o num prato e barrei-o com a cobertura.

Para fazer a cobertura basta misturar numa tigela todos os ingredientes acima descritos.

Resulta um creme fofo e delicioso que nos obriga a repetir a fatia de bolo. Foi o que fiz…e não me senti culpada. Afinal o bolo era de limão!(a diet friend)

Patrícia

Anúncios

10 thoughts on “Bolo de Limão em dia de aniversário da Mãe

  1. Ilídia

    A tua mãe deve ter adorado a surpresa. Quem não gostaria de ter a família toda reunida e um bolo lindo como este? Gosto muito de bolos de citrinos e coberturas de queijo-creme. Nunca juntei os dois, mas deve ser uma delícia.
    Beijinhos

    Gostar

  2. Ondina Maria

    Que belo dia para todos. E com um bolo desses ninguém resiste. Adoro bolos de limão, aliás, adoro tudo que leve limão e esta receita ficou-me na retina. Quero experimentá-la um destes dias, talvez no dia em que também tenha alguém para surpreender :p

    Gostar

  3. foodwithameaning

    Queridas Duxa, Ginja, Ilídia e Ondina,
    Esta foi de facto uma ocasião muito especial para a família e todos apreciaram o bolo de limão. Elogiaram a cobertura por ser fresca e nada enjoativa. Sem dúvida, um bolo para repetir.
    Um abraço.
    Patrícia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s