A new house, my own

Até há pouco tempo afirmei que nunca o faria, que me sentia realizada com os contributos que dava no blogue coletivo receitasaodesafio. Enganei-me. Tornou-se inevitavelmente necessário criar esta nova casa, a minha. Há vivências que só num blogue pessoal fazem sentido e ganham vida. Viver implica movimento, transição…

Este momento reveste-se de especial alegria porque coincide com uma mudança real de casa que acontece a par da criação deste blogue, um espaço virtual que pretende refletir o meu olhar sobre diversas temáticas e conferir especial ênfase ao(s) significado(s) do que confeciono.

Celebro a abertura dos meus novos espaços com um bolo, uma verdadeira tentação de chocolate.

Ingredientes
4 ovos
1 chávena de água quente
2 chávenas de açúcar (coloquei 1 e 1/2)
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de óleo

Preparação

Bater as gemas com a água quente por 5 minutos. Fica um creme fofo e volumoso. Juntar o açúcar e continuar a bater. Adicionar depois a farinha, o chocolate e o óleo e envolver com a colher de pau. Por fim, juntar as claras batidas em castelo. Colocar numa forma sem buraco (22 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coze no 180ºC por 50 a 60 minutos.

Apesar de não constar da receita original, resolvi fazer uma ganache de chocolate como cobertura para o bolo porque, admito, sou addicted to chocolate.

Derreti no micro-ondas uma tablete de chocolate de culinária, adicionei meio pacote de natas e mexi tudo energicamente com uma colher até ficar sem grumos e pronto a barrar o bolo. Quem gostar de uma cobertura mais docinha poderá adicionar 2 colheres de açúcar pilé a esta ganache.

Quem preferir pode, ainda, cortar o bolo a meio e recheá-lo com chantilly. Uma cobertura de chantilly com pepitas de chocolate ficaria, no meu entender, igualmente bem.

Obrigada por terem visitado este meu cantinho que acabou de nascer!
Patrícia

24 thoughts on “A new house, my own

  1. Ilídia Bettencourt

    Bem te disse que acabavas por sentir essa necessidade. Isto dos blogues de comida acaba por ser muito mais do que isso. Desejo-te muitas felicidades e vou já adicionar-te à minha lista de blogues, para não perder nada. O bolo era uma delícia (desta vez, posso mesmo dizer com conhecimento de causa:) Beijinhos

    Gostar

  2. Susana

    Lembro-me perfeitamente de ouvir isso da tua boca e confesso que na hora fiquei com pena por pensares daquela forma. É muito importante termos a nossa própria casa onde tudo funciona ao nosso gosto. Parabens pela mudança das casas novas fico feliz por ti.
    Esse bolinho já o vi no nosso blog tem mesmo muito bom aspeto.
    Beijinhos

    Gostar

  3. Diana Pereira

    Hello my dear friend =) Gosto muito deste teu novo cantinho……desejo-te muitas felicidades na tua nova casa……..e claro neste novo espaço. Your cake looks amazing……….Jinhos Diana

    Gostar

  4. Babette

    Nem imagina como achei graça a este post. Estou literalmente rodeada de caixotes porque em breve também vai haver uma mudança de casa. E a coincidência de um bolo meu. Boas coincidências, não acha? A receita original tb tinha um ganache de chocolate. Mas eu achei que era demais ter três mafarricos com as mãos ainda mais sujas a correr pela casa…
    Felicidades para o blog e para a nova casa!
    Babette

    Gostar

  5. cozinhadaduxa

    Olá Patrícia, parabéns pelo teu novo espaço.
    Desejo-te muitas felicidades neste projecto, e claro, se não for pedir muito,
    na nossa companhia 😉
    O teu bolo está fantástico, é sem dúvida uma boa escolha para nos receber.
    Cheers 🙂

    Gostar

  6. gisela

    Muitos parabéns pelo novo cantinho, que tenho a certeza vai ter muito sucesso.
    Boa sorte e um beijinho

    E já me esquecia, que rico modo de abrir as portas, uma verdadeira tentação de chocolate!!

    Gostar

  7. foodwithameaning

    É verdade Susana, nunca mais faço afirmações tão radicais. Vivendo e aprendendo. Agora abro as portas desta nova casa a todas as cozinheiras que por aqui quiserem passar, no meu cantinho.

    Diana, agradeço o teu carinho e os votos de felicidades que me desejas.

    Cinha, espero mesmo que apareças. Estou certa que te vais dar bem por aqui.

    São, gabaste por duas vezes esta receita e o mérito é todo da Babette. Eu apenas me limitei a reproduzir. Fico contente por teres gostado do bolo. É mesmo uma tentação.

    Babette, a vida tem destas coisas e nós temos duas coincidências nas nossas vidas neste momento. Quem sabe se não teremos ainda mais coisas em comum! O bolo é uma delícia mesmo sem a cobertura. Apreciei o facto de ser muito fofo e fácil de fazer. É mesmo destinado a chocolate lovers como eu. Agradeço-lhe os votos de felicidades que me deseja. bj

    Ginja, na realidade este bolo foi ideal para partilhar estes momentos felizes que estou a viver. Obrigada pelo seu carinho.

    Ondina, agradeço-lhe a visita a este humilde espaço que ainda é pequenino mas que vai crescer.

    Duxa, seja também benvinda a este meu cantinho. Continuarei a visitar as suas cozinhas inspiradoras.

    Gisela, obrigada pela sua presença aqui na inauguração do foodwithameaning. bj

    Gostar

  8. sophy

    Bom dia!!!

    Parabéns pela mudança de casa (eu mudei há cerca de 1 ano e meio… e ainda tenho alguns caixotes com coisas que não sei onde arrumar…).

    Eu costumo fazer esse bolo muitas vezes, foi-me dada a receita pela minha amiga Kiki e como tal eu chamo-o “Bolo de chocolate da Kiki”… resulta sempre muito bem… com ou sem a cobertura… uma delícia…

    Boa sorte neste mundo virtual com um espaço só seu…

    Bj

    Gostar

  9. mar

    Que bom, Patrícia! E a abertura é com aquele bolo impiedoso e tudo. Fico muito feliz por haver este lugar só seu. Com um nome lindo. E as coisas da Patrícia. Para vir todos os dias, então.

    Um beijo.

    Mar

    Gostar

  10. Lina

    Olá, Patrícia! Parabéns pelo blogue.Começaste com a minha sobremesa preferida:Bolo de chocolate. Está tentador! Já vou ficar seguidora, aliás já era tua fã lá no Receitas, vocês são imparáveis!
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s