Aí vem peixe!

Bacalhau assado com puré de grão e sálvia

Por mais que se queira evitar o consumo de carne, ela é sempre presença mais habitual nas mesas portuguesas. Cá em casa, nós preferimos pratos de peixe mas as crianças, essas, sentem uma maior atração pela carne, talvez devido ao medo de apanharem uma espinha no prato. Por elas, as refeições diárias deveriam sempre ser carne à bolonhesa, almôndegas ou frango de churrasco, para não falar de hambúrgueres e pizas. Conseguem comer o peixe cozido, em filetes ou em douradinhos, mas bacalhau assado à posta é sinónimo de testa e narizes franzidos. Decidi então que quando a pequenada fosse comer a casa dos avós nós teríamos o prazer de um belo bacalhau no forno. E assim foi.

Bacalhau assado com puré de grão e sálvia

Ingredientes para o bacalhau (2 pessoas)

2 postas ou lombos de bacalhau demolhados
1 dl de azeite
5 dentes de alhos esmagados
pimenta branca
água, leite e uma cebola para a cozedura do bacalhau

Ingredientes para o puré de grão e sálvia (2 pessoas)

600 g de grão cozido
2 colheres de sopa de azeite
1 dl de leite
1 dente de alho
1 colher de sopa de sálvia em pó (utilizei 2 folhas frescas desta erva aromática)

1. Põe-se o bacalhau a cozer num tacho com uma cebola, coberto com metade de água e metade de leite. Não temperei com sal porque os lombos eram altos e por ter comprado o bacalhau salgado. Quando se compra já demolhado deverá adicionar-se um pouco de sal durante a cozedura.
2. Depois de cozido, escorre-se e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno.
3. Esmagam-se os alhos e colocam-se no azeite para irem destilando sabor.
4. Rega-se o bacalhau com azeite e tempera-se com pimenta.
5. Leva-se ao forno previamente aquecido a 200 ºC durante 35 minutos. Vai-se regando o bacalhau com o azeite do tabuleiro.
6. Coloca-se no liquidificador (utilizei o copo da Bimby) o grão, o alho, o leite e as folhas de sálvia. Tritura-se até ficar com a consistência desejada. Poderá adicionar-se sal.

Servi o bacalhau em cama de puré. Ficou uma delícia.

Receita do puré retirada daqui.

Se quiserem espreitar receitas de outros purés poderão fazê-lo aqui.

7 thoughts on “Aí vem peixe!

  1. Olá Patricia :)

    Revejo-me nas tuas palavras…
    Nariz engelhado, é sempre o que tenho aqui em casa quando o mote da refeição é o tão incompreendido peixe ! :)
    Bacalhau então nem se fala, ela nem quer ouvir falar que tal criatura existe ! :)

    Seja como for, os adultos da casa apreciam imenso peixe e o fiel amigo é sempre presença habitual também para nós !

    O teu bacalhau tem um aspecto fantástico, suculento e o puré de grão deixou-me com a “pulga atrás da orelha”, nunca fiz para acompanhamento e soa-me tão bem ! :)

    Obrigada pelo link que deixaste para eu ver da tua tarte fabulosa, Patricia, receita anotada pois fui cuscar e gostei imenso.
    Tenho de a testar um dia, ficou a “soar” na minha mente ! :)

    Beijinhos grandes e obrigada pela tua visita !

    • Olá Isabel, afinal o mesmo se passa na tua casa. A história repete-se. O puré de grão e sálvia retirei-o do livro da Isabel Rafael: Cozinha para Dias Felizes, mas deixei o link do blogue dela. Ainda bem que foste espreitar a receita da tarte de chocolate. Como és Chocolate Lover vais adorá-la de certeza. Lembrei-me que sim.
      Um abraço.

  2. Ola Patricia, Pois eu ca sou fanatica por coisas de cosinha, como travessas , tacas, pratos etc,ja nem tenho onde arrume nada..
    Adorei o teu prato de bacalhau!
    bjs
    Cindy

  3. Cá em casa todos gostam de bacalhau Patrícia.
    Eu desde pequenina que adoro e lembro-me de ajudar a preparar os pastéis de bacalhau e as pataniscas.
    O nosso fiel amigo está presente em muitas refeições, com este estilo bem caseirinho. Adorei o puré de grão e salva. Delicioso.
    Um beijinho.

Deixar uma resposta

