Coroa de festa

Salame de Festa_foodwithameaning

O almoço de Natal caracterizou-se por ser simples, para contrastar com os excessos do jantar do dia 24. Ao contrário do que se passa em muitas regiões do nosso continente português, aqui, nos Açores, a ceia de Natal não se limita ao bacalhau cozido com couves. Nas mesas de festa desfilam as entradas de marisco e os assados de aves e de porco como pratos principais. As sobremesas também não se confinam aos bolos da época e às rabanadas, sendo, assim, variadas e intemporais, de acordo com os gostos dos comensais e a sabedoria e paciência das doceiras. Hoje, como sugestões de sobremesa, preparei uma salada de frutos diversos, aromatizada pelo maracujá e colorida pela romã, e um fresco cheesecake de mirtilos. Para acompanhar o café, confecionei esta coroa de salame, rica em  nozes, amendoins torrados e pinhões.Diapositivo2

Preparação do salame

Trituram-se 400 g de bolacha até ficarem reduzidas a pó.

Trituram-se as restantes 400 g de modo a exibirem pedaços.

Parte-se cada noz em 6 pedaços. Trituram-se ligeiramente os amendoins torrados ( salgados) reservando-se alguns para a decoração. Os pinhões não são triturados.

Num alguidar, ou marmita grande, misturam-se todos os ingredientes. A manteiga deve ser amolecida previamente para facilitar a agregação do preparado. Para este facto também contribuem os ovos e o vinho do porto.

Esta sobremesa exige bastante de quem a confeciona especialmente pelo esforço implicado na mistura manual de todos os ingredientes até estes ficarem bem aglomerados. O salame está pronto a ser moldado como se entender quando se mostrar como uma unidade.

Tradicionalmente, o salame é moldado com o aspeto de pão de forma. Para fugir à tradição, resolvi fazê-lo em configuração de coroa, conferindo-lhe um ar mais festivo.

O salame é disposto em cima de película aderente, ou de papel de alúminio, previamente untada com vinho do porto e com o comprimento necessário a envolver toda a coroa.

Esta é uma sobremesa que deve ser feita de véspera e guardada no frigorífico.

O salame pode ser congelado após a confeção e retirado umas horas antes de ser consumido. É, por isso, um doce que pode ser confecionado a qualquer altura e guardado até vir a ser necessário.

Salame de Festa_foodwithameaning

Que as vossas festas continuem felizes e doces.

Salame de Festa_foodwithameaning

About these ads

7 pensamentos em “Coroa de festa

  1. Adoro salame de chocolate, é uma daquelas sobremesas que me lembra a infância. Não o Natal, mas as festas de aniversário. Constava sempre como um dos doces da ementa.
    Vejo que o Natal aí por casa também foi doce e caloroso … Boas Festas com o abraço de um Pico com neve para todos.

  2. Já vi que a minha familia deve ter costela açoriana, pelo menos no que toca aos doces… poucos são os doces tipicos de natal, mas temos sempre os doces que cada um gosta, desde a mousse de chocolate aos brigadeiros :)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s